O quantitativo de equipamentos instalados à revelia na rede de postes da Neoenergia Cosern e extraídos pelas equipes da distribuidora ao longo de 2022 bateu um recorde: 19,3 toneladas. Esse número representa aumento de 357% em relação ao ano anterior e é resultado da ampliação das ações da Operação Ordenamento, desenvolvida em todo o Rio Grande do Norte de forma ininterrupta.
“Esse número recorde comprova a intensificação das nossas ações. Todas as Unidades Territoriais de Distribuição (UTD) espalhadas pelo Rio Grande do Norte se empenharam para realizar o trabalho. Além da poluição visual, os equipamentos de telecomunicação instalados sem autorização são um risco à segurança da população pois provocam uma sobrecarga na posteação”, ressalta Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern.
Entre os equipamentos extraídos estão condutores (fios e cabos) e caixas de telecomunicações. A Operação Ordenamento visa garantir maior segurança à população e ao sistema elétrico através da identificação e retirada de fios irregulares da rede da Neoenergia Cosern que soma quase um milhão de postes. Isso garante a continuidade do fornecimento de energia elétrica com o mínimo de interrupções, entre outros benefícios.
O município com o maior volume de equipamentos irregulares retirados dos postes ao longo de 2022 foi Assú, com 6,2 toneladas. Em seguida, a cidade de São Gonçalo do Amarante, com 1,1 tonelada e, em terceiro lugar, Alto do Rodrigues, no Alto Oeste potiguar, com 989 quilos.
Ranking – Equipamentos irregulares retirados dos postes
Assu: 6,216 toneladas
São Gonçalo do Amarante: 1,126 tonelada
Alto do Rodrigues: 989 quilos
Parnamirim: 912,4 quilos
Caraúbas: 780 quilos
Macau: 730,2 quilos
Pedro Avelino: 718,4 quilos
Lajes: 688,6 quilos
Touros: 662,8 quilos
Mossoró: 655,3 quilos