A cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte foi realizada na tarde da quinta-feira (5) no auditório da instituição. Foram empossados para administrar o TJRN no biênio 2013/2014 o desembargador Amílcar Maia, como presidente, juntamente com o desembargador Gilson Barbosa na função de corregedor Geral de Justiça.
Também assumiram novos postos a desembargadora Zeneide Bezerra, como diretora da Escola da Magistratura (Esmarn) e o desembargador Dilermando Mota, como ouvidor geral. O novo vice-presidente será o desembargador Glauber Rêgo, que por motivo de viagem não tomou posse na ocasião.
O novo presidente Amílcar Maia prestou o juramento de compromisso e relembrou as transformações pelas quais o Judiciário vem passando nos últimos anos. “Abandonamos a burocracia dos carimbos e das velhas máquinas do passado para dar mais celeridade às decisões por meio das tecnologias”.
Ressaltou a necessidade de observar os setores que precisam ser melhorados para que o serviço prestado pelo judiciário seja o melhor possível para a população, “Devemos estar atentos aos processos para que não se tornem mecânicos e frios e desprezem os dramas e as decepções humanas”. O magistrado falou sobre a importância das reconciliações, “pois o Brasil é campeão de judicialização, por isso como servidores da sociedade precisamos abandonar práticas burocratizantes”.
O desembargador mossoroense Amílcar Maia tem 56 anos, sendo 32 anos na magistratura, iniciada na região Oeste potiguar, onde foi juiz das comarcas de Almino Afonso, Patu, Pau dos Ferros, Caraúbas e Mossoró. É integrante do TJRN desde 2008.
