Entretenimento

Férias com educação ambiental e sem uso de telas é o indicado para as crianças

Foto: Divulgação

O mundo vive na era digital. A geração mais nova, também conhecida como Geração Z – nascidos entre a metade dos anos 90 até os anos 2000 – chegaram “acostumados” com as tecnologias e a inovação das mesmas a cada dia que passa. No entanto, se não houver um controle por parte dos responsáveis, esse tempo de exposição às luzes artificiais, provenientes dos equipamentos eletroeletrônicos, podem desenvolver problemas de saúde.

Em 2021, a Lenstore Vision Hub, plataforma britânica da marca de lentes de contato Acuvue, divulgou uma pesquisa sobre quão pendentes tecnológicas estão as crianças de várias nações. O Brasil aparece em terceiro lugar, liderando em “tempo diário de internet”, coletando mais de 10 horas diárias. Como consequência, essa exposição aos vídeos, redes sociais, jogos e outros, podem desenvolver efeitos físicos, como ganho de peso e problema de vista; psíquicos, como ansiedade; e intelectuais, com o mau desempenho escolar.

Dessa forma, as experiências de interação ao ar livre com a natureza se tornam raras, criando uma barreira entre os mais novos e a educação ambiental. Especialistas afirmam que a consciência ambiental deve ser inserida de forma que a criança vivencie as situações que possam aguçar sua empatia. Segundo a UNESCO, existem quatro objetivos da educação ambiental para as crianças, sendo elas: conscientizar e sensibilizar, fomentar interesse, desenvolver a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca e ampliar os conhecimentos ecológicos.

Além de desenvolver a preocupação com o meio ambiente, manter as crianças em contato com a natureza traz benefícios como estimular sentidos (olfato, tato paladar), contribui no interesse em uma alimentação mais saudável e ajuda a despertar a criatividade, a atenção e outras funções cognitivas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Loja de Natal traz uma opção para as crianças:

A Ferreira Costa preparou três sábados de pura diversão para a criançada. No dia 14/01, das 10 às 13h, os pequenos poderão participar do chá das princesas com personagens infantis, brincar nos infláveis coloridos e conhecer a oficina de pintura com produtos naturais. A oficina consiste em ensinar como fazer pinturas utilizando alimentos como frutas, verduras e temperos em pó, utilizando a sobra desses produtos, que podem servir como uma atividade replicável em casa.

Já no sábado do dia 21/01, das 10h às 13h, a programação consiste em contação de histórias, oficina musical e brinquedo inflável. Na oficina, serão criados instrumentos de percussão com produtos recicláveis, com ensinamentos de percussão básica e prática com cortejo feito na loja. Assim, a diversão entra em conjunto com o aprendizado sobre reciclagem e reutilização de materiais que seriam descartados.

No dia 28/01, no mesmo horário, os pequenos poderão participar da aula FitDance Kids, assistir à peça “O mágico de Inox”, com releitura Mágico de Oz, o roteiro trabalha a temática de preservação ao meio ambiente e educação ambiental. Por fim, as crianças podem se divertir com a guerra de cotonetes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Cidades

O maior evento de cultura gospel do Rio Grande do Norte, o “Mossoró Sal & Luz” de 2025, começará no dia 18 de julho....

Cidades

A Prefeitura do Natal promove a  1ª edição do São João Alternativo, nos dias 4 e 5 de julho. O evento tem como objetivo...

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está recomendando que os municípios do Rio Grande do Norte intensifiquem a busca ativa da população...

Esportes

O ABC Futebol Clube completa 110 anos no próximo domingo, dia 29 de junho. E para festejar esta data marcante, a diretoria preparou uma...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile