O “Buraco Azul”, local onde aflorou uma lagoa com água no tom azul turquesa, em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, pode se transformar em balneário ou um ponto de observação turística. A informação é da Secretaria de Obras do município. O secretário titular da pasta Hebert Joshua, afirmou que os projetos estão sendo estudados cuidadosamente. “O que fazer exatamente ainda está dependendo de alguns estudos, análises que continuarão a ser feitas. Pode vir a ser um balneário, uma área de contemplação ou ser dado prosseguimento ao projeto da que já estava sendo executado”, explicou.
O local passou a ser conhecido por “lago azul”, “buraco azul”, “lagoa azul”. A situação mudou a rotina do bairro de Nova Esperança, que a todo momento recebe curiosos, para tirar fotos e fazer vídeos. Na manhã deste sábado (04) muitas pessoas visitaram o espaço.
“Estamos com uma equipe de arquitetos e engenheiros e também estamos conversando com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para ver a viabilidade de um projeto para transformar o espaço em um ponto turístico. Tudo vai depender desses estudos”, disse o secretário de Obras.
A cada dia a quantidade de água cresce se comparada ao dia em que a lagoa foi descoberta.
A prefeitura determinou que a Guarda Municipal faça uma ronda constante no local para evitar que pessoas entrem na lagoa, situação que vem ocorrendo de forma constante e preocupando os órgãos ambientais. Além da guarda a prefeitura solicitou a Secretaria de Segurança do Estado envie uma viatura da Polícia Militar para rondas no local.
Leia também:
“O buraco azul é a nova sensação”: cantores fazem música com tema
“Lagoa Azul” vai virar ponto turístico, confirma prefeito de Parnamirim
Caern conclui análise da “Lagoa Azul” em Parnamirim
Defesa Civil alerta à população para não entrar em “Lago Azul” de Parnamirim
Guarda Municipal é acionada após população pular no “lago azul”
Toda essa situação rendeu ao local uma repercussão, a Lagoa Azul já aparece como “localização turística” no Google Maps. Uma música também já foi feita em homenagem ao local. Postada pouco depois do prefeito da cidade Rosano Taveira, anunciar que vai fazer um projeto para transformar o local em ponto turístico, o vídeo no Instagram do cantor Erick Souza viralizou nas redes sociais.
Quando surgiu o buraco azul – cronologia
A lagoa foi descoberta no dia 25 de janeiro durante as escavações de uma obra para a construção de uma estação elevatória da prefeitura de Parnamrim. Logo em seguida, as obras foram interditadas.
28 e 29 de janeiro – a população começou a visitar a “lagoa” e a Guarda Municipal de Parnamirim passou a fazer a vigilância para evitar que as pessoas pulassem na água, que ainda estava sendo estudada.
1º de fevereiro – A Defesa Civil de Parnamirim fez a análise do lugar para verificar se havia risco de desabamento da areia. Geólogos da UFRN também estiveram no local.
Ainda no dia 1º de fevereiro, a Companhia de Águas Esgotos (Caern) divulgou o resultado da análise feita na água do lugar. A companhia identificou que o afloramento foi a uma profundidade de dez metros, decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local. A cor azul é um fenômeno físico conhecido, sendo apenas o reflexo da luz branca do sol, já a água é transparente, segundo o estudo. A profundidade e a cor clara do fundo da lagoa também favorecem o aspecto azulado da água.
Em 2 de fevereiro, o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, confirmou durante a mensagem anual da Câmara Municipal que a “Lagoa Azul” vai virar ponto turístico. De acordo com Taveira, após avaliação positiva da qualidade da água através das análises da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a prefeitura vai dar andamento ao projeto de tornar o local um ponto de visitação turística.
3 de fevereiro – “Buraco Azul é a nova sensação” – Com o sucesso do lugar e a confirmação do prefeito da cidade Rosano Taveira de que a Lagoa Azul vai virar ponto turístico, o cantor potiguar Erick Souza fez uma música com participação de Deyvin Sampaio divulgada nas redes sociais e que tem sido sucesso.
Ver essa foto no Instagram
Por Diassis Oliveira e Marline Negreiros