Cidades

“Buraco Azul”: lagoa azul de Parnamirim está sendo aterrada. Entenda o porquê

Foto: Thalles Ikaro/TV Ponta Negra

A “Lagoa Azul” está sendo aterrada nesta terça-feira (14). A Prefeitura de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, confirmou o aterramento do local. O espaço está interditado para o serviço.

Em nota oficial enviada à imprensa, a prefeitura explicou que por meio de uma decisão conjunta, na qual foram considerados os posicionamentos da Caern, Igarn, setor de Geologia da UFRN, Idema e demais órgãos, o executivo da cidade determinou o aterramento do Lago azul, no bairro de Nova Esperança.

Risco de contaminação do lençol freático

“De acordo com os órgãos com expertise para a análise da água e do solo, a decisão foi tomada levando em consideração que, depois da mudança de coloração, de azul para verde, e da análise em laboratório, a água apresentou considerável contaminação, o que coloca em risco a integridade do lençol freático. Além da questão ambiental, a área é um canteiro de obras, portanto o acesso não é permitido, muito menos o banho na lâmina d’água. Mesmo com o isolamento da área e os constantes avisos, alguns curiosos ainda insistem em adentrar ao local, o que é considerado um risco”, esclareceu a Prefeitura de Parnamirim.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“O aterramento também vai garantir a integridade da Avenida João Paulo II, que margeia o local. A Prefeitura de Parnamirim vai aterrar o local para evitar maiores problemas, no entanto o planejamento para a implantação de uma área turística seguirá normalmente”, concluiu.

O secretário de obras de Parnamirim (RN) Albert Josuá Neto já tinha afirmado na semana passada em coletiva de imprensa que a tendência do buraco é aumentar e começar a ceder pelas laterais, dessa forma, ocupando mais espaço e podendo chegar até a rua, o que iria prejudicar a via. “Precisa fechar parte desse aquífero para evitar que desmorone a Av. João Paulo II”, concluiu o secretário de obras na coletiva.

Leia também:
“Buraco Azul” vira destaque nacional e pode se transformar em balneário na Grande Natal
“O buraco azul é a nova sensação”: cantores fazem música com tema
“Lagoa Azul” vai virar ponto turístico, confirma prefeito de Parnamirim

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Foto: Thalles Ikaro/TV Ponta Negra

Quando surgiu o buraco azul – cronologia

A lagoa foi descoberta no dia 25 de janeiro durante as escavações de uma obra para a construção de uma estação elevatória da prefeitura de Parnamrim. Logo em seguida, as obras foram interditadas.

28 e 29 de janeiro – a população começou a visitar a “lagoa” e a Guarda Municipal de Parnamirim passou a fazer a vigilância para evitar que as pessoas pulassem na água, que ainda estava sendo estudada.

1º de fevereiro – A Defesa Civil de Parnamirim fez a análise do lugar para verificar se havia risco de desabamento da areia. Geólogos da UFRN também estiveram no local.

Ainda no dia 1º de fevereiro, a Companhia de Águas Esgotos (Caern) divulgou o resultado da análise feita na água do lugar. A companhia identificou que o afloramento foi a uma profundidade de dez metros, decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local. A cor azul é um fenômeno físico conhecido, sendo apenas o reflexo da luz branca do sol, já a água é transparente, segundo o estudo. A profundidade e a cor clara do fundo da lagoa também favorecem o aspecto azulado da água.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em 2 de fevereiro, o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, confirmou durante a mensagem anual da Câmara Municipal que a “Lagoa Azul” vai virar ponto turístico. De acordo com Taveira, após avaliação positiva da qualidade da água através das análises da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a prefeitura vai dar andamento ao projeto de tornar o local um ponto de visitação turística.

3 de fevereiro – “Buraco Azul é a nova sensação” – Com o sucesso do lugar e a confirmação do prefeito da cidade Rosano Taveira de que a Lagoa Azul vai virar ponto turístico, o cantor potiguar Erick Souza fez uma música com participação de Deyvin Sampaio divulgada nas redes sociais e que tem sido sucesso.

8 de fevereiro – O presidente da Caern, Roberto Linhares afirma que o buraco azul estava contaminado.

Notícias relacionadas

Cidades

Foram registradas duas ocorrências de furtos de cabos elétricos e equipamentos em Parnamirim, na manhã desta quarta-feira (18), afetando o abastecimento de água em...

Polícia

Policias civis da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV), com apoio da Central de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal...

Cidades

Um foguete será lançado ao espaço em novembro a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno em Parnamirim, na região metropolitana de...

Polícia

Uma mulher de 27 anos foi presa pela prática do crime de roubo qualificado, nesta quinta-feira (8), no bairro Vale do Sol, em Parnamirim....

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile