Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Número de divórcios cresceu 16,8% em 2021, diz pesquisa do IBGE

Foto: Marcello Casal

O número de divórcios concedidos em 1ª instância ou realizados por escrituras extrajudiciais aumentou 16,8% em 2021, com um total de 386,8 mil casais se separando. A taxa geral de divórcios, número de divórcios para cada mil pessoas de 20 anos ou mais, também cresceu: passou de 2,15%, em 2020, para 2,49% em 2021. As informações foram divulgadas nesta 5ª feira (16.fev), pelo IBGE, por meio da pesquisa Estatísticas do Registro Civil.

Em 2021, o tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio caiu para 13,6 anos, 2,3 anos a menos que o registrado em 2020 — 15,9.

A maior proporção de divórcios aconteceu entre casais que tinham somente filhos menores de idade. Em comparação a 2010, esse número cresceu 5,5 pontos percentuais, chegando a 48,5%. Houve, também, um aumento significativo do percentual de divórcios judiciais entre esses casais em que a sentença definiu a guarda compartilhada dos filhos, saltando de 7,5% em 2014 para 34,5% em 2021.

“Esse aumento está relacionado com a Lei nº 13.058, de 2014, quando essa modalidade passou a ser priorizada ainda que não haja acordo entre os pais quanto à guarda dos filhos”, explica a gerente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com o Instituto, o acesso de agentes aos dados das Comarcas tem ficado cada vez mais difícil, mesmo com garantias de que não são coletados nome, CPF, endereço, ou algum outro tipo de identificação dos envolvidos no processo, apenas as informações necessárias para a produção da estatística. Para a gerente da pesquisa, Klívia Brayner, isso pode gerar uma subenumeração dos dados.

“Comparações temporais ou a utilização de alguns recortes geográficos devem ser realizadas com cautela, considerando a possível subenumeração dos dados apresentados”, orienta Klívia.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

A Justiça de São Paulo determinou, nesta segunda-feira (15), que Alexandre Nardoni, condenado pela morte de sua filha, Isabella Nardoni, faça exame criminológico antes...

Brasil

O concurso 2.713 da Mega-Senaa sorteia, nesta terça-feira (16), prêmio estimado em R$ 66 milhões. As seis dezenas serão anunciadas a partir das 20h...

Brasil

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes, voltará a notificar os motoristas habilitados nas categorias C, D ou E que ainda...

Economia

O prazo para os consumidores que desejam limpar os históricos de dívidas atrasadas acaba nesta segunda-feira (15). A negociação pode ser realizada diretamente com...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO