A Confederação Brasileira de Futebol regulamentou a atuação de equipes formadas por homens e mulheres nas competições amadoras no Brasil. O mecanismo foi assinado nessa quarta-feira (8) pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. O objetivo da CBF com a medida, de acordo com a presidência, é incentivar a inclusão das mulheres no esporte e buscar a igualdade de gênero na modalidade.
Com a regularização, as competições de base e amadoras no Brasil podem contar com a participação de times formados de forma mista. A nova regra pode ser aplicada em todas as categorias, da iniciação esportiva ao futebol amador adulto.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
“Com esta mudança, pretendemos democratizar e massificar a prática do futebol pelas atletas, removendo barreiras para o surgimento e o desenvolvimento de novos talentos. A CBF tem investido muito nas Seleções e nas competições femininas de alto rendimento, que contam hoje com um calendário de competições nacionais a partir da categoria Sub-17. O topo da pirâmide está relativamente bem estruturado, mas assentado sobre uma base frágil”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
O futebol com equipes mistas é uma realidade em vários países, como França, Alemanha, Inglaterra e Dinamarca, por exemplo. O formato da participação de homens e mulheres nas competições amadoras vai ser definido pelas entidades organizadoras, enquanto a separação por gênero segue acontecendo nas disputas profissionais, promovidas pela CBF e pelas federações locais de futebol.
Por Thiago César, Arena