O ABC Futebol Clube emitiu neste domingo (26), no perfil oficial do clube no Instagram, uma nota de esclarecimento sobre a partida contra o Náutico, válida pela Copa do Nordeste, momentos antes da partida, que ocorre com os portões fechados.
De acordo com a nota, a decisão de realizar a partida sem a presença de público em decorrência da insegurança vivida nos últimos dias ainda estava incerta, mas decisão do STJD foi mantida, sem a presença dos torcedores. A diretoria do clube lamentou a decisão e pediu a compreensão dos torcedores que não puderam acompanhar o jogo no estádio.
Além disso, a nota também informou que todos os torcedores que adquiriram ingressos para a partida terão direito a ressarcimento a partir da próxima semana.
Confira abaixo a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento
Em virtude da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, que definiu que a partida entre ABC e Náutico será realizada de portões fechados, e em respeito aos sócios é à imensa torcida alvinegra, a Diretoria do ABC Futebol Clube esclarece:
Na última quinta-feira, 23, o ABC F. C. esteve reunido com o Governo do Estado do RN – Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar, Ministério Público e Federação Norte-rio-grandense de Futebol, ficando decidido que a partida deste domingo seria realizada no período da tarde, às 15h30, e com torcida única, sob a égide de que não havia garantia para dar segurança aos torcedores da equipe adversária.
Na manhã de sábado, o ABC foi surpreendido pela decisão da presidência do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que definiu que a partida entre a equipe potiguar e o clube pernambucano deveria ocorrer de portões fechados, vez que a Polícia Militar do Rio Grande do Norte não deu garantia para receber os torcedores da equipe visitante, mesmo com os atos criminosos estando controlados, segundo o próprio Governo do Estado, desde a última quarta-feira, 22.
A diretoria do ABC, juntamente com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol, envidou todos os esforços possíveis (absolutamente todos) para que houvesse a reversão da decisão do STJD, a partir da anuência superveniente da Segurança Pública do Estado, no intuito de dar totais garantias à torcida da equipe pernambucana, inclusive mantendo contato direto com a governadora do Estado, Fátima Bezerra; entretanto, a Governadora delegou a decisão, exclusivamente, ao secretário de Segurança Pública do RN, coronel Francisco Araújo.
Vale ressaltar que todos os esforços foram reiniciados por volta das 11h, horário em que o ABC foi notificado sobre a decisão do STJD, ratificada tal decisão no dia de hoje (26), mantendo os portões fechados para o jogo ABC x Náutico.
Apesar da Ata da Reunião de ontem estar pronta desde por volta das 16h, a mesma só foi assinada pelo Comando da PM após às 21h.
Ressaltamos que o ABC cumpriu todos (absolutamente todos) os trâmites necessários para que a partida ocorresse normalmente, inclusive com torcida do clube visitante; no entanto, tal decisão competia ao Governo do RN e, posterimente, ao STJD.
Finalmente, a diretoria do ABC Futebol Clube garante a todos os que adquiriram ingresso para referida partida que será feito o ressarcimento, a partir da próxima semana.
Natal (RN), 26 de março de 2023.
Diretoria
