Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Trabalho escravo: PGR pede ao Supremo que seja imprescritível

Foto: Ministério do Trabalho

O procurador-geral da República, Augusto Aras, ajuizou nesta segunda-feira (3) no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para garantir que o crime de trabalho análogo à escravidão não prescreva. Na liminar solicitada ao Supremo, Aras pede que a Corte proíba tribunais e juízes de declararem a prescrição da punibilidade.

O procurador argumentou que a prescrição de crimes é uma garantia constitucional do investigado, mas não é absoluta. Para Aras, há casos em que a prescrição não ocorre, como crime de racismo.

“A imprescritibilidade ora vindicada advoga como instrumento de resgate da memória e da verdade, na perspectiva do direito das vítimas do crime de redução a condição análoga à de escravo. O direito à memória e à verdade, especialmente quando se trata de graves violações de direitos humanos, é vetor da dignidade da pessoa humana”, defendeu o procurador.

Na semana passada, a PGR também defendeu no STF prioridade no julgamento de ações que tratam do combate ao trabalho escravo. O pedido foi enviado na quinta-feira (30). Aras pediu que ações que tratam da matéria sejam julgadas pela Corte no primeiro semestre deste ano.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O procurador argumentou que 2,5 mil trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatados por fiscais do trabalho no ano passado.

DPU

No início deste mês, a Defensoria Pública da União (DPU) também entrou com ação no Supremo para garantir a expropriação de terras e o confisco de bens de empresas flagradas utilizando trabalhadores em condições análogas à escravidão.

No mandado de injunção protocolado no Supremo, o órgão defende que a medida está prevista no Artigo 243 da Constituição, mas ainda não foi regulamentada.

A ação solicita a utilização imediata da Lei 8.257 de 1991 para expropriar propriedades rurais e urbanas que utilizam trabalhadores em condição análoga à escravidão. A norma é aplicada na expropriação de casos de cultivo de drogas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Agência Brasil

Notícias relacionadas

Economia

A nova pesquisa do IBGE mostra que idosos trabalhando no Brasil se tornaram um fenômeno cada vez mais presente no mercado de trabalho. O...

Direitos Humanos

Mulheres de várias cidades brasileiras vão às ruas neste domingo (7) para denunciar o avanço do feminicídio no Brasil e exigir medidas efetivas de...

Esportes

Neste sábado (6), a Fifa confirmou oficialmente o calendário completo da competição. Desde já, a entidade detalhou horários e locais das partidas, o que...

Economia

O Pix bate recorde registrado na última sexta-feira (5) marcou um novo capítulo no sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Desde já, o...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO