Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Ministério da Saúde vai fortalecer apoio à saúde mental e prevenção da violência nas escolas

Foto: Marcelo Casall Jr

O Ministério da Saúde atarvés da ministra Nísia Trindade, afirmou que o apoio psicológico às crianças e adolescentes nas escolas será uma das pautas prioritárias nas ações desenvolvidas pelo Departamento de Saúde Mental, que foi criado nesta gestão do Ministério da Saúde. O anúncio é parte das medidas interministeriais adotadas pelo Governo Federal para o enfrentamento e prevenção da violência nas escolas. Nessa quarta-feira (5), um ataque brutal a uma creche provocou a morte de quatro crianças em Blumenau (SC).

Nesta quinta (6), depois de participar da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) criado para discutir esse tema, a ministra disse que o debate sobre a violência nas escolas é, também, um problema de saúde pública e que levará o tema à reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS) já na próxima semana.

Nísia também citou a proposta de aprimorar ações do programa Saúde na Escola, criado em 2003, na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Queremos fortalecê-lo nessa visão abrangente de promoção e de prevenção. E trabalhar com foco na juventude”, destacou a ministra.

Além dos ministérios da Educação e da Saúde, também participam do Grupo de Trabalho os ministérios da Justiça e Segurança Pública; dos Direitos Humanos e da Cidadania; das Comunicações; da Saúde; da Cultura; do Esporte; e a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República. O Grupo de Trabalho Interministerial também poderá convidar para as reuniões representantes de outros órgãos e entidades da administração pública federal, de outras instituições públicas e da sociedade civil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Saúde na Escola
Atualmente, há 5.506 municípios pactuados com o Termo de Compromisso para adesão ao programa Saúde na Escola, o que corresponde a 99% dos municípios brasileiros. O programa está presente em todas as escolas públicas de Educação Básica, o que inclui escolas de dependência municipal e estadual.

Considerando a relevância da discussão sobre a promoção da saúde mental no público escolar, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação estão buscando ampliar esse debate com os diferentes interlocutores como Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) para que a abordagem da temática considere as diferentes realidades regionais e a diversidade sociocultural e ambiental do Brasil.

Notícias relacionadas

Cidades

O Brasil assinou um compromisso para aumentar a participação das mulheres no setor exportador. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, assinou o documento em...

Saúde

O agravamento da dengue, popularmente conhecido como dengue hemorrágica, se caracteriza por uma queda acentuada de plaquetas, que são fragmentos celulares produzidos pela medula...

Cidades

Os supermercados brasileiros registraram uma nova queda no volume de estoque durante o mês de janeiro. Conforme os dados da Neogrid, empresa especializada em...

Cidades

A Caixa Econômica Federal libera mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família referente ao mês de fevereiro. Hoje, o recurso, no valor médio...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO