Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

RN registrou 20 mortes por acidentes de trabalho em 2022 e mais de 4 mil ocorrências

Foto: Cedida

4.200 acidentes de trabalho e 20 mortes, no estado do Rio Grande do Norte, só em 2022. Os dados são do Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho e divulgados no site do Ministério Público do Trabalho do Estado. O órgão estima   25,5% do caos sejam subnotificados, considerando que muitos acidentes e doenças resultam em afastamento previdenciário e muitos registros são gerados apenas no momento da concessão do benefício, sem correspondente emissão da CAT anterior na forma da lei.

Na última década, quase 23 mil pessoas morreram em acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com dados atualizados do Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho. No Rio Grande do Norte, foram 222 mortes, neste período. Os números de acidentes e doenças, incluem os casos registrados e as subnotificações.

Os número apontam ainda que o setor econômico é o que mais notificou acidentes com atendimento hospitalar, registrando 473 acidentes. A ocupação de técnico de enfermagem foi a que mais registrou profissionais acidentados: 2.804 nos últimos dez anos.

Já o  INSS mostram em números,  que só em 2021 foram concedidos 1.700 benefícios previdenciários por acidentes de trabalho no RN. Esses benefícios representaram, em recursos públicos, um total de R$ 18,9 milhões. As pensões por morte em decorrência de acidentes representaram R$ 27,2 milhões no mesmo período.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Campanha Abril Verde

A Campanha Abril Verde é uma campanha nacional que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da segurança no trabalho e prevenção de acidentes. Durante todo o mês de abril, diversas atividades são realizadas em todo o país para alertar sobre os perigos no ambiente de trabalho e incentivar medidas de prevenção.

Os números mostram a necessidade de medidas para garantir a segurança dos trabalhadores. Para isso, é fundamental que as empresas cumpram as normas de segurança estabelecidas e que os trabalhadores estejam devidamente treinados e equipados para exercerem suas funções de forma segura.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, a conscientização da população é fundamental para evitar acidentes. É importante que todos estejam atentos aos riscos no ambiente de trabalho e que denunciem as irregularidades quando as identificarem.

Neste ano, a campanha Abril Verde terá diversas atividades no Rio Grande do Norte, como palestras, treinamentos e eventos para a conscientização da população sobre a importância da segurança no trabalho. A ideia é que, com o engajamento de todos, seja possível reduzir os índices de acidentes de trabalho e garantir um ambiente mais seguro para todos os trabalhadores do estado.

Aqui no Estado, edifícios de várias instituições se iluminam de verde durante esse mês como parte da programação do Abril Verde 2023. A campanha será lançada nesta terça-feira (4), às 17h, em solenidade no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em Natal.

Os números de acidentes e doenças, inclusive da estimativa de subnotificações, serão tema de debate que acontece no próximo dia 28 de abril, a partir das 9h, no auditório do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN), em Natal. O evento encerra as atividades do Abril Verde promovidas pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) formado pelo Ministério Público do Trabalho do RN (MPT-RN), Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Social do Comércio (Sesc), assim como associações e sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), Associação dos Engenheiros da Segurança do Trabalho (Aest-RN), Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest Natal) e Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

00

9h – Abertura

9h30 – Exposição 1:  As notificações e comunicações de acidentes e doenças do trabalho para a Previdência Social (CAT) e para o Ministério da Saúde (Sinan)

10h – Exposição 2: Dados de acidentes e doenças do trabalho no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

10h30 – Balanço das atividades do Abril Verde 2023 no Rio Grande do Norte pelo Getrin

Mesa redonda

11h30 – Coffee break

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados e no Distrito Federal. O instituto...

Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal. Serão afetados pelo...

Polícia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) a 12ª fase da Operação Carancho, de combate ao abuso sexual contra crianças e a...

Polícia

Um homem de 26 anos foi preso na sexta-feira (30) por suspeita de tentar matar a própria mãe, na Zona Rural do município de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO