Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Ação de saúde no Complexo de Alcaçuz atenderá todas as 2,7 mil pessoas presas

Foto: Diculgação / SEAP

Entre os dias 17 e 21 de abril, será realizada uma ação de cidadania  contempla a oferta de serviços de saúde.. A ação ocorrerá  no Complexo Penitenciário de Alcaçuz, no município de Nísia Floresta. A iniciativa tem como foco o atendimento de saúde de 100% da população carcerária, cerca de 2,7 mil pessoas privadas de liberdade.

A ação vem sendo  organizada pela Coordenação Nacional de Saúde da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em uma parciria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP/RN),e conta com o  apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde do RN e de Nísia Floresta.

Durante uma semana, serão realizados diversos  atendimentos como triagem, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, além coletas de amostras para exames laboratoriais e de tuberculose. Estão previstas ainda aplicações de vacinas e palestras para educação e cuidado em saúde.

Durante a ação de cidadania, profissionais da segurança também poderão ser atendidos e receber as vacinas imunizantes para covid-19, influenza e febre amarela.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A ação será realizada em todos os pavilhões para atender todas as pessoas privadas de liberdade do Complexo Penitenciário de Alcaçuz que compreende a Penitenciária de Alcaçuz, a Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga e, ainda, os detentos provisoriamente transferidos do Complexo Penitenciário João Chaves, que passa por ampla reforma estrutural.

Sobre as ações de cidadania
A iniciativa das ações de cidadania surgiu como resposta às crises vindas de rebeliões em 2017 nos estados do Rio Grande do Norte, Amazonas e Roraima. As ações visam ofertar um reforço à assistência à saúde – e demais aspectos que demandem reforço nas unidades – para promover o direito à saúde e à assistência social das pessoas privadas de liberdade e da comunidade carcerária como um todo.

A ação de cidadania no Complexo Penitenciário de Alcaçuz está sendo realizada no âmbito do Projeto Valoriza: Saúde em Foco, uma iniciativa da Senappen com a Fiocruz para a promoção da saúde, do bem-estar e qualidade de vida dos servidores penitenciários, mas também para a saúde das pessoas privadas de liberdade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

A Câmara Técnica Intersetorial de Prevenção ao Suicídio se reuniu, na última quarta-feira (11), para debater ações voltadas à saúde menta e à prevenção...

Saúde

De acordo com um estudo recente realizado pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) em parceria com o Conselho Federal de Odontologia...

Brasil

Um paciente morreu esperando atendimento na UPA da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, na noite de sexta-feira 13. A Secretaria Municipal...

Saúde

  O Estado do Rio Grande do Norte, registrou pelo menos 63 óbitos pela covid-19, em 2024. Em relação ao úmero de casos confirmados...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO