Cidades

Impasse entre IDEMA e IBAMA atrasa obras da engorda de Ponta Negra

Foto: Caroline Macedo/Assecom

Por Diassis Oliveira

A engordada da praia de Ponta Negra é uma das etapas mais importantes para o projeto de revitalização de um dos cartões-postais mais famosos do estado. Hoje as obras estão na etapa de complementação do Enrrocamento com a instalação de blocos de concreto. Depois dessa fase, o município vai ter que esperar pela liberação da licença ambiental para dar início as obras da engorda da praia.

A liberação da licença vem sendo discutida entres dois órgão ambientais, o IDEMA no âmbito estadual e o IBAMA no âmbito federal. Até agora, não se tem uma definição sobre qual deles vai liberar projeto de licença ambiental.

O impasse entre os dois órgão interfere diretamente no andamento das obras, que segundo o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município, já estão com todos os recursos assegurados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em uma audiência realizada pela Câmara de Natal, para discutir o assunto, o diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Werner Farkatt, explicou que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) define a atuação de cada ente federativo e que, em área oceânica, a competência é da União.

Se não fizéssemos isso e déssemos a licença, o processo poderia ser anulado. Já encaminhamos quatro ofícios ao Ibama pedindo a delegação da ação, entendendo que temos a competência para tanto. Na próxima semana estaremos em Brasília para tratar o assunto. Temos a competência para tanto. Na próxima semana estaremos em Brasília para tratar o assunto”, disse o diretor.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) Thiago Mesquita, disse que há três obras previstas para Ponta Negra. Segundo ele, estas duas últimas não estão avançando devido ao impasse entre os órgãos licenciadores.

“A engorda é indispensável, inclusive, para garantir a estabilidade do Morro do Careca, que está sucumbindo com cerca de 18% a 20% de sua base já em formação de barreira, que não é a arenosa. Não podemos abrir mão de celeridade nesse processo”, declarou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Uma reunião está marcada para a próxima semana em Brasília com representantes do IBAMA nacional para tentar resolver a questão. Orçada em quase 100 milhões de reais, os recursos para todo o projeto de revitalização da praia foi liberado pelo ministério do desenvolvimento regional no ano passado.

 

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

As obras de recuperação da RN-117, no trecho que liga Governador Dix-Sept Rosado a Caraúbas, começam nesta quinta-feira (14). A intervenção integra a segunda...

Cidades

A Caern está trabalhando no reparo de uma rede coletora de esgotos localizada na Avenida Erivan França, em Ponta Negra. De acordo com a...

Natal

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou que a BR-101, na altura do Pórtico dos Reis Magos, será parcialmente interditada a partir da próxima...

Natal

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informa que a Avenida Erivan França, em Ponta Negra, foi interditada nesta terça-feira (23) para obras realizadas pela...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile