Cidades

Prefeitura estuda construir cinco trincheiras na avenida Hermes da Fonseca

Foto: Cedida por Clarissa Negreiros

A Prefeitura de Natal tem um projeto para a construção de cinco trincheiras na avenida Hermes da Fonseca. A informação foi confirmada pelo secretário de Obras do Município, Carlson Gomes, em uma entrevista concedida a uma rádio local, recentemente.

O projeto inicial, segundo o secretário,  é iniciar a contrução pela Alexandrino de Alencar, a segunda será na avenida Nevaldo Rocha, depois Antônio Basílio e a última, na avenida Amintas Barros. Cada uma dessas obras terá um custo de R$25 milhões de reais. O objetivo é destravar os cruzamentos para quem trafega pela  Hermes da Fonseca no sentido Arena das Dunas e no sentido contrário.

As trincheiras de trânsito, também conhecidas como viadutos ou passagens subterrâneas, são estruturas importantes para melhorar a fluidez do tráfego em áreas urbanas. Essas construções geralmente são utilizadas em pontos críticos de tráfego, como cruzamentos de vias movimentadas ou rotatórias congestionadas.

Além de melhorar a mobilidade urbana, as trincheiras de trânsito também contribuem para a segurança dos motoristas e pedestres, ao reduzir a ocorrência de acidentes em pontos de conflito de tráfego.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No entanto, a construção de trincheiras de trânsito pode trazer desafios e impactos para a comunidade local, como impactos econômicos, necessidade de desapropriação de áreas, interrupções no tráfego durante a construção e aumento do ruído e da poluição.

A perspectiva da STTU, é de que a obra consiga absorver todo o fluxo de veículos pelos próximos dez anos. Até lá, a projeção é de que o tráfego de veículos no trecho passe dos atuais 65 mil/dia para 95 mil/dia, segundo a pasta. O início das obras da primeira trincheira sofreu atrasos, de acordo com a previsão inicial que a pasta havia divulgado.

O processo de licitação da primeira fase das obras, sofreu um pedido de impugnação, por parte do professor Rubens Ramos, do Departamento de Engenharia da UFRN. Ela argentou que não necessidade para a obras e que os semáforos já instalados nos pontos, atendem a necessidades dos motorístas.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Natal

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) definiu a operação de trânsito que será realizada neste sábado (15) para a 4ª Corrida e Caminhada da...

Cidades

Nesta quinta-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu duas ocorrências envolvendo motociclistas na capital potiguar. Casos: A...

Cidades

Um acidente registrado na manhã desta sexta-feira (14) deixou um motociclista ferido na Avenida Campos Sales, no bairro Petrópolis, em Natal. A colisão aconteceu...

Rio Grande do Norte

As obras de recuperação da RN-117, no trecho que liga Governador Dix-Sept Rosado a Caraúbas, começam nesta quinta-feira (14). A intervenção integra a segunda...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile