O mundo do jiu-jitsu está de luto, pois nesta sexta-feira (28), foram surpreendidos com a triste notícia do falecimento de Carlos Robson Gracie, aos 88 anos de idade. A informação foi confirmada por Kyra Gracie, neta do ex-lutador, através de suas redes sociais, sem mencionar a causa da morte.
Momentos antes de noticiar o falecimento, Kyra postou também no Instagram, a participação do avô em seu podcast o Kyra Gracie Podcast.
Robson Gracie era o membro mais velho da tradicional família Gracie, responsável pelo desenvolvimento do “jiu-jitsu brasileiro” e pela criação do Vale-Tudo, hoje chamado de MMA. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1935 e era o segundo filho de Carlos Gracie, o patriarca da família.
No final dos anos 50, Robson iniciou sua carreira no vale-tudo e foi um dos responsáveis por defender o legado dos Gracies nos ringues, além de expandir a arte marcial no país. Por anos, ele foi presidente da Federação de Jiu-jitsu do Rio de Janeiro e, em vida, recebeu a faixa vermelha de jiu-jitsu, o 9º e último grau a ser alcançado na modalidade.
Robson deixa um grande legado para o mundo do jiu-jitsu e para a sua família. Ele é pai de Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr, além de Ryan Gracie, que faleceu em 2007.
A comunidade de artes marciais lamenta a perda de uma figura tão importante e reconhece o legado que ele deixou para o desenvolvimento do jiu-jitsu brasileiro. Que sua memória seja sempre lembrada e que sua contribuição para a arte marcial nunca seja esquecida.
O velório será neste domingo (30), das 10h às 14h, no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro.