Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Imprensa brasileira sofreu 150 ataques virtuais por hora em 2022

Foto: Reprodução

Em 2022, a imprensa brasileira sofreu mais de 150 ataques virtuais por hora. É o que mostra o Relatório Anual de Violações à Liberdade de Expressão da Abert, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, divulgado nesta 4ª feira (10.mai).

Influenciadas pelas eleições gerais de 2022, as agressões online contra profissionais e veículos de comunicação, estavam, segundo a pesquisa, sobretudo em interações nas redes sociais bolsonaristas.

Ataques à imprensa brasileira, em perfis de aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chegaram a 1,32 milhão de postagens no Facebook, Twitter e Instagram. Nos perfis oficiais do então mandatário, nas mesmas redes sociais, foram 132 posts com críticas à jornalistas e veículos de comunicação — com alcance de 26,2 milhões de interações, como comentários, curtidas e compartilhamentos.

O levantamento foi feito pela Bites, empresa de análise de dados para decisões estratégicas, a pedido da Abert. De acordo com o diretor da empresa, Manoel Fernandes, a capacidade de engajamento do ex-presidente amplificou mensagens contra o jornalismo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Como nos anos anteriores, Bolsonaro se manteve como principal hub de ataques ao trabalho da mídia e sua capacidade de engajamento amplificou essas mensagens contra o jornalismo e os jornalistas”, afirmou Fernandes.

Desde 2019, quando a Bites começou a medir os ataques ao trabalho da imprensa no Brasil, esse número vem caindo a cada ano. No primeiro ano de governo Bolsonaro, foram 3,2 milhões de ofensas à mídia. Em 2020, esse número chegou a 2,9 milhões, e em 2021 uma queda ainda maior: 1,4 milhão.

Para a pesquisa, essa queda acontece, principalmente, porque os bolsonaristas abrigaram seus ataques em outros pontos, como grupos em aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram), difíceis de serem mapeados em larga escala como as redes sociais tradicionais.

Leia também: STTU prepara operação “Dia das Mães” nesta quinta (11)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Cultura

O cartunista Jaguar morre neste domingo (24), aos 93 anos, no Rio de Janeiro. Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido simplesmente como Jaguar, estava...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta sexta-feira (18), a Operação Final de Linha, no município de Guamaré, com o objetivo...

Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou nesta segunda-feira (30) que vai cumprir voluntariamente o pedido de nova autópsia no corpo da brasileira Juliana Marins,...

Mundo

Juliana Marins, brasileira que caiu de um penhasco no entorno de um vulcão na Indonésia, foi encontrada morta nesta terça-feira (24), segundo a família...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO