Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Mãe do coração: Saiba como funciona o processo de adoção

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Adoção é um processo que acolhe crianças e adolescentes em busca de uma família, tornando-os filhos de forma integral e irrevogável. Para adotar, há passos a serem seguidos, desde o preparo emocional até a documentação necessária.

O primeiro passo é fazer um pré-cadastro no Sistema Nacional de Adoção, que pode ser feito através do site. Em seguida, é preciso providenciar a documentação exigida, como cópia dos documentos pessoais, comprovante de residência, rendimentos, atestado médico de sanidade física e mental, e atestado de antecedentes criminais.

Após a documentação, é necessário fazer um curso preparatório, oferecido pela Vara de Infância e Juventude em diferentes modalidades. A equipe técnica da Vara de Infância deve elaborar um relatório sobre o(a) pretendente ou os(as) pretendentes, que será enviado ao Ministério Público e ao Sistema Nacional de Adoção. Esse relatório irá constar os pareceres dos profissionais que compõem a equipe sobre o(a) pretendente.

Com a aprovação do(a/s) candidato(a/s), a partir desse momento ele(s) estará(ão) registrados no Sistema Nacional de Adoção. Depois da habilitação, o(a/s) pretendente(s) devem aguardar pelo contato da Vara de Infância. Quando houver compatibilidade entre o perfil indicado pelo(a/s) pretendentes e uma criança ou adolescente acolhido desvinculado do poder familiar, os técnicos responsáveis entrarão em contato com o(a/s) pretendentes e com a instituição de acolhimento em que a criança ou adolescente se encontra.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No Rio Grande do Norte, existem projetos que apoiam a adoção, como Acalanto Natal, que oferece suporte emocional para os pretendentes à adoção. É preciso fazer aulas de capacitação para os pretendentes à adoção, com o objetivo de prepará-los para a nova realidade.

A adoção é um processo mútuo, em que jovens e adultos são acolhidos. Depois do período de vinculação, a futura família recebe uma guarda temporária da criança ou adolescente para um período de convivência. A equipe técnica mais uma vez deverá fazer um relatório sobre as impressões e experiências surgidas nesse período. Com um parecer positivo, a adoção será formalizada e a criança ou adolescente terá então todos os direitos de um filho biológico de maneira irrevogável.

IX Semana Estadual de Adoção acontece em maio no Rio Grande do Norte

A 9ª edição da Semana Estadual da Adoção, organizada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), ocorrerá de 22 a 27 de maio de 2023 em vários municípios do estado. Com o tema “O Amor diz Sim”, o evento busca sensibilizar a sociedade para a adoção de crianças e adolescentes, especialmente aqueles que se enquadram nas “adoções necessárias”, como crianças com mais de dois anos, grupos de irmãos, portadores de deficiência, adoecimento crônico ou inter-racial.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A abertura oficial será realizada em 22 de maio, às 9h, no auditório do TJRN, com a presença de famílias, autoridades do sistema de justiça, representantes de instituições, simpatizantes da causa, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos. A programação inclui rodas de conversa, cursos preparatórios, audiências públicas, ações informativas e caminhada.

Uma das novidades desta edição é a ferramenta “Busca Ativa”, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) por meio da Portaria nº 114/2022. A ferramenta oferece informações sobre crianças e adolescentes legalmente aptos à adoção, incluindo imagens e depoimentos, e pode auxiliar e estimular as adoções.

“Nesta nona edição, a nossa expectativa é a melhor possível. Estamos envolvendo mais órgãos nessa ação e a própria sociedade civil organizada. Todo sistema está se voltando para o tema nessa semana dedicada à adoção. Buscamos, assim, conseguir quebrar preconceitos, mitos e tornar o tema algo mais visível para a sociedade. Quanto mais se discute, maiores são os resultados”, diz o juiz José Dantas, Coordenador da Infância e Juventude do TJRN.

As inscrições para a cerimônia de abertura podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/eXhCx4c8WUDkKxHt7. A programação completa da IX Semana Estadual de Adoção está disponível no site www.tjrn.jus.br/semanadaadocao.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Prefeitura de Mossoró lança oficialmente, nesta sexta-feira (28), a edição 2025 do Mossoró Cidade Junina (MCJ), o maior evento cultural e turístico do...

Brasil

Pelo menos 20 crianças foram encaminhadas para uma unidade de saúde em Itamonte, no Sul de Minas Gerais, com suspeita de ingestão de cocaína...

Polícia

Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Pau dos Ferros cumpriram, nesta segunda-feira (17), um mandado de busca e apreensão...

Justiça

O Ministério Público (MP) Eleitoral enviou, na sexta-feira (14), ofício à presidência nacional de todos os partidos políticos brasileiros em que sugere a adoção...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO