Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Governo declara estado de alerta após dois casos de gripe aviária

Foto: Lam Yik

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, declarou estado de alerta de emergência após a confirmação de dois casos de gripe aviária no litoral do Espírito Santo. Os animais doentes são silvestres, da espécie popularmente conhecida como Trinta-réis-de-bando. Os casos foram reportados pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica ao governo na última 4ª feira (10. mai).

O alerta, segundo o Mapa, é para aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para aumentar a vigilância sobre “a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP)” que o mundo enfrenta hoje. Em nota, a pasta informou que a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.

Leia também: Caern identifica mais de 100 ligações irregulares de água em Mossoró

No entanto, segundo a pasta, a notificação da infecção de gripe aviária não afeta a condição do Brasil como país livre do vírus e os casos não devem ser levados em consideração para impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Porém, a depender das investigações das amostras, o governo não descarta a possibilidade de adotar medidas sanitárias para evitar a disseminação da doença e proteger o mercado nacional. O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária da pasta já notificou a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) a respeito da detecção e as amostras estão sendo analisadas em laboratório localizado em São Paulo.

O Mapa ainda informou sobre o reforço das ações de comunicação e medidas de proteção contra a doença para conscientizar a informar a população em geral, e em especial aos criadores de aves, para que haja imediata notificação de casos suspeitos, além do reforço de medidas de biossegurança na produção de aves.

O que é a doença

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, e pode ser transmitida para humanos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

As infecções humanas pelo vírus podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato com aves infectadas (vivas ou mortas). Não se deve tocar e nem recolher aves doentes.

SBT News

Notícias relacionadas

Economia

A China suspendeu a proibição à carne de frango do Brasil, informou a Administração Geral de Alfândega chinesa em comunicado divulgado nesta sexta-feira (7)....

Polícia

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, denunciou na noite da quinta-feira (9) uma tentativa de golpe envolvendo o uso do seu nome. Em vídeo...

Natal

A chegada dos patinetes elétricos a Natal trouxe mais uma alternativa de mobilidade sustentável para deslocamentos curtos. Para garantir a segurança de usuários e...

Saúde

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta em agosto, após constatar aumento de 34 vezes no número de casos de sarampo em relação...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO