Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Entretenimento

Claudia Abreu apresenta espetáculo “Virginia”no Teatro Alberto Maranhão

Foto: Divulgação/ Reprodução

Virginia’ é o resultado dos vários atravessamentos que a escritora Virginia Woolf (1882-1941) provocou em Claudia Abreu ao longo de sua trajetória. A vida e a obra da autora inglesa são os motores da peça, que acontecem nos dias 3 e 4 de junho, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. Primeiro monólogo da carreira da atriz, o solo marca ainda a sua estreia na dramaturgia e o retorno da parceria com Amir Haddad, que a dirigiu em ‘Noite de Reis’ (1997).

A relação de Claudia com Virginia Woolf começa em ‘Orlando’, montagem assinada por Bia Lessa, em 1989. Aos 18 anos, ela travou contato inicial com a escritora de clássicos como ‘Mrs Dalloway’, ‘Ao Farol’ e ‘As Ondas’. No entanto, somente em 2016, com a indicação de uma professora de literatura, que a atriz reencontrou e mergulhou de cabeça no universo da autora. Após ler e reler alguns livros, incluindo as memórias, biografias e diários, a vontade de escrever sobre Virginia falou mais alto.

A dramaturgia de ‘Virginia’ foi concebida como inventário íntimo da vida da autora. Em seus últimos momentos, ela rememora acontecimentos marcantes em sua vida, a paixão pelo conhecimento, os momentos felizes com os queridos amigos do grupo intelectual de Bloomsbury, além de revelar afetos, dores e seu processo criativo.

A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de ‘dar corpo’ às vozes reais ou fictícias, sempre presentes em sua mente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fazer o monólogo foi uma opção natural neste processo, pois todas as vozes estão dentro dela. Eu nunca quis estar sozinha, sempre gostei do jogo cênico com outros colegas, mas a personagem me impeliu para isso’, analisa Claudia, cujo processo de criação se desenvolveu a partir de uma série de improvisações que fez ao longo dos últimos anos, em especial durante o período pandêmico, já acompanhada por Amir Haddad.

Sinopse: Claudia Abreu estreia seu primeiro monólogo, que foi idealizado e escrito por ela a partir da vida e da obra de Virginia Woolf (1882-1941). Em cena, a atriz interpreta a genial escritora inglesa, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de ‘dar corpo’ às vozes reais ou fictícias, sempre presentes em sua mente.

SERVIÇO

VIRGINIA – com Cláudia Abreu

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Dia 03 de junho, sábado, às 19h

Dia 04 de junho, domingo, às 18h

Teatro Alberto Maranhão

Ingressos: https://www.outgo.com.br/bobox

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cultura

O Teatro Sesc Sandoval Wanderley abre sua agenda cultural com uma intensa programação de novembro, reunindo espetáculos, shows e oficinas gratuitas em Natal. Todas...

Entretenimento

Nesta quinta-feira, 30 de outubro, Claudia Leitte desembarca em Natal para apresentar a turnê “Intemporal”, em um show especial no Teatro Riachuelo, a partir...

Cultura

A Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM) celebra 27 anos de trajetória com uma programação especial no palco do Teatro Alberto Maranhão,...

Entretenimento

Refletir sobre as múltiplas dimensões da violência contra a mulher. Esse é o intuito do espetáculo “Ocasos Familiares”, que retorna a Natal na próxima...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO