Entretenimento

Claudia Abreu apresenta espetáculo “Virginia”no Teatro Alberto Maranhão

Foto: Divulgação/ Reprodução

Virginia’ é o resultado dos vários atravessamentos que a escritora Virginia Woolf (1882-1941) provocou em Claudia Abreu ao longo de sua trajetória. A vida e a obra da autora inglesa são os motores da peça, que acontecem nos dias 3 e 4 de junho, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. Primeiro monólogo da carreira da atriz, o solo marca ainda a sua estreia na dramaturgia e o retorno da parceria com Amir Haddad, que a dirigiu em ‘Noite de Reis’ (1997).

A relação de Claudia com Virginia Woolf começa em ‘Orlando’, montagem assinada por Bia Lessa, em 1989. Aos 18 anos, ela travou contato inicial com a escritora de clássicos como ‘Mrs Dalloway’, ‘Ao Farol’ e ‘As Ondas’. No entanto, somente em 2016, com a indicação de uma professora de literatura, que a atriz reencontrou e mergulhou de cabeça no universo da autora. Após ler e reler alguns livros, incluindo as memórias, biografias e diários, a vontade de escrever sobre Virginia falou mais alto.

A dramaturgia de ‘Virginia’ foi concebida como inventário íntimo da vida da autora. Em seus últimos momentos, ela rememora acontecimentos marcantes em sua vida, a paixão pelo conhecimento, os momentos felizes com os queridos amigos do grupo intelectual de Bloomsbury, além de revelar afetos, dores e seu processo criativo.

A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de ‘dar corpo’ às vozes reais ou fictícias, sempre presentes em sua mente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fazer o monólogo foi uma opção natural neste processo, pois todas as vozes estão dentro dela. Eu nunca quis estar sozinha, sempre gostei do jogo cênico com outros colegas, mas a personagem me impeliu para isso’, analisa Claudia, cujo processo de criação se desenvolveu a partir de uma série de improvisações que fez ao longo dos últimos anos, em especial durante o período pandêmico, já acompanhada por Amir Haddad.

Sinopse: Claudia Abreu estreia seu primeiro monólogo, que foi idealizado e escrito por ela a partir da vida e da obra de Virginia Woolf (1882-1941). Em cena, a atriz interpreta a genial escritora inglesa, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de ‘dar corpo’ às vozes reais ou fictícias, sempre presentes em sua mente.

SERVIÇO

VIRGINIA – com Cláudia Abreu

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Dia 03 de junho, sábado, às 19h

Dia 04 de junho, domingo, às 18h

Teatro Alberto Maranhão

Ingressos: https://www.outgo.com.br/bobox

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cultura

O Teatro Alberto Maranhão vai ser palco nesta quinta-feira (5) da terceira edição do Grande Encontro do Brega, com a participação de Carlos Alexandre...

Entretenimento

Dando continuidade às comemorações pelos 30 anos de trajetória, o renomado grupo de teatro Clowns de Shakespeare, finaliza nesta segunda-feira (5) os projetos Caravana...

Entretenimento

O Teatro Alberto Maranhão será palco de uma noite especial nesta sexta-feira (11) em comemoração ao Dia Estadual do Teatro, reunindo companhias potiguares em...

Entretenimento

Em uma mistura de fantasia, emoção e diversão, a tão esperada peça de teatro infantojuvenil “Mundo Torajo: Uma Viagem ao Planeta Terra” chega pela...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile