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Aluguel de celular: Saiba as vantagens do serviço e como contratar

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O aluguel de celulares surge como uma alternativa econômica para contar com smartphones modernos. Diversas empresas no Brasil oferecem essa modalidade, como Allugator, Porto Seguro e Leapfone, fornecendo opções de dispositivos novos e usados. O pagamento pode ser feito mensalmente, como em qualquer outro serviço, ou através de uma taxa anual.

No universo digital, a ênfase recai nos modelos avançados da Apple e da Samsung, como o iPhone 14 Pro e o Galaxy S23 Ultra. No entanto, é importante destacar que, no momento, o Allugator funciona apenas com as versões 11, 12, 13 e 14 do iPhone. A Porto Seguro oferece exclusivamente aparelhos Samsung, enquanto a Leapfone apresenta um leque mais amplo, com dispositivos da Apple, Samsung, Motorola e Xiaomi.

Mas como funciona exatamente o aluguel de celulares no Brasil?

O processo geralmente é simples e pode ser realizado online. Ao acessar o site da empresa, o cliente escolhe o smartphone desejado, podendo ser novo ou usado. Em sites como Porto Seguro, Leapfone e Allugator, é necessário enviar documentos para comprovação e garantia de segurança para ambas as partes. Após a validação dos documentos, em alguns casos, o cliente deve selecionar um plano ou confirmar o pagamento pelo aparelho escolhido.

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Quais modelos estão disponíveis para aluguel?

Com a popularização desse serviço, o catálogo de opções cresceu significativamente. Na Leapfone, é possível alugar smartphones das linhas M, A e S da Samsung, como o Samsung Galaxy A12 por R$ 59 por mês, ou até mesmo o Samsung Galaxy S22 Ultra 5G por R$ 479 por mês. Além disso, há opções como o Motorola Moto G 60S, Xiaomi Poco X4 Pro e iPhone 14.

Por que alugar em vez de comprar um celular?

Os motivos que levam as pessoas a optarem pelo aluguel de celulares são principalmente estar na moda ou uso profissional. Os entusiastas de tecnologia com recursos limitados muitas vezes recorrem ao aluguel para terem o aparelho dos sonhos em mãos. Além disso, os smartphones têm se tornado cada vez mais essenciais para diversas profissões, seja para participar de reuniões sem trabalho ou superaquecimento, ou para capturar fotos de qualidade sem a necessidade de investir em equipamentos mais caros, como câmeras fotográficas. Por exemplo, um iPhone 14 Pro Max, que custa R$ 9.499, pode ser alugado por R$ 362 ao mês, durante um ano. Comparando os valores, o aluguel representa menos da metade do custo do aparelho, e após o termo de contrato de 12 meses, o cliente pode renovar,

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Quais são os proprietários do aluguel de celulares?

Uma das mantidas é a limitada em relação aos modelos disponíveis para aluguel. Alguns sites trabalham exclusivamente com um único fabricante, enquanto outros oferecem apenas algumas linhas de determinada marca, em contraste com uma ampla variedade de produtos disponíveis para compra. Outra corrente apontada é o alto custo ao longo de um determinado período, sem que o cliente se torne realmente proprietário do produto. Algumas pessoas podem considerar isso um prejuízo financeiro, uma vez que o mercado de smartphones se popularizou no país e as marcas oferecem aparelhos com preços mais acessíveis.

Assistência técnica para celulares alugados é uma preocupação comum. No entanto, as empresas fornecem suporte adequado aos clientes. Por exemplo, a Porto Seguro oferece assistência técnica oficial da Samsung e os aparelhos já vêm com seguro. Além de cobrir danos físicos, o seguro também protege contra danos causados ​​por água ou líquidos, danos elétricos e subtração do produto. A Allugator oferece atendimento técnico via WhatsApp, com orientações por meio de mensagens automáticas ou atendimento personalizado. Além disso, eles fornecem proteção completa contra danos, furto qualificado e roubo, e disponibilizam um aparelho reservado em caso de manutenção. Os clientes também recebem uma capa protetora e um filme para o celular.

E se o celular alugado for roubado?

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As empresas possuem procedimentos semelhantes nesses casos. Para acionar o seguro da Porto Seguro, o cliente deve acessar o link no site oficial, preencher um formulário, assiná-lo e enviá-lo juntamente com alguns documentos. É necessário entrar em contato com uma central de atendimento para confirmar o envio dos documentos. O cliente pode entrar em contato por telefone ou WhatsApp. O Allugator oferece a Proteção Allushield, que é válida apenas para ocorrências em que o aparelho estava com o usuário cadastrado no site. Nessa modalidade de proteção, o cliente pode escolher um aparelho igual ou similar em caso de roubo ou furto qualificado. Para receber o novo aparelho, o cliente deve pagar 25% do valor da assinatura original como complemento. Também é necessário fornecer o boletim de ocorrência, um vídeo descritivo narrado pelo cliente e comprovante de bloqueio do IMEI. O Leapfone conta com a parceria da Pitzi, que oferece proteção contra roubo, furto qualificado e quebra acidental. Para acionar o seguro, o cliente precisa enviar um e-mail detalhando o ocorrido. Em casos de roubo, é necessário enviar o boletim de ocorrência em 48 horas após o incidente até.

E após o período de aluguel do celular?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer após o fim do contrato. A Porto Seguro oferece ao cliente a opção de comprar o celular por até 40% do valor e parcelar em até dez vezes sem juros, ou devolve-lo. O procedimento pode ser realizado no próprio aplicativo da Porto. No Allugator, além das opções mencionadas anteriormente, o usuário pode renovar a assinatura e continuar com o mesmo aparelho. Também é possível trocar por um modelo mais recente ou simplesmente devolver o smartphone. Na Leapfone, o usuário que completar 30 meses com o mesmo celular pode comprá-lo definitivamente por um valor simbólico. Após o término do contrato padrão de 12 meses, o cliente pode devolver o aparelho sem nenhum custo adicional.

Fonte: techtudo com informações de Porto Seguro, Allugator e Leapfone

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