Começou nesta segunda-feira (22), a Semana Estadual da Adoção que nesta edição destaca a importância da busca ativa, ferramenta criada pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Para o juiz titular da Vara da Infância e Juventude, José Dantas, a ferramenta pode auxiliar e estimular as adoções.
“É uma alternativa, idônea, necessária para proporcionar a adoção de um grupo especial que nós chamamos de “Adoções Necessárias”, que incluem a adoção de crianças com idades maiores, entre grupos de irmãos e deficientes, adoecimento crônico ou inter-racial”, explicou o juiz. Crianças e adolescentes com esses perfis estão entre os menos procurados pelos pretendentes e que, por essa razão, possuem menos chances de serem adotados.
Nesta edição, intitulada “O Amor diz Sim”, o foco está voltado para a sensibilização da sociedade para a adoção de crianças e de adolescentes.
A programação principal da IX Semana Estadual de Adoção acontece de 22 a 27 de maio em vários municípios do RN e conta com rodas de conversa, cursos preparatórios, audiências públicas, ações informativas e caminhada. Confira a programação completa no site www.tjrn.jus.br/semanadaadocao.
No Rio Grande do Norte, são quase 400 pessoas na fila esperando para adotar e 40 crianças esperando a adoção.
Busca Ativa
A atuação da CEIJ ganhou o reforço formal da ferramenta, definida como “Busca Ativa”, um dos tópicos importantes no calendário da Semana, este ano. O dispositivo foi instituído no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) pela Portaria nº 114/2022, do CNJ. Para o juiz José Dantas, a ferramenta pode auxiliar e estimular as adoções.
