A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participa de uma programação, de 28 a 31 de maio, voltada para as questões relacionadas ao atendimento às pessoas com fissura labiopalatina. A programação iniciou com uma caminhada nesse domingo (28), com concentração no campus central do IFRN, no bairro Tirol e foi até o Parque das Dunas com stands informativos sobre assistência. A Semana foi instituída pela Lei 9.101, de 2008.
Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
A partir de 2018 foi instituído o Cadastro Único de Identificação das Pessoas com Fissura Labiopalatina no Rio Grande do Norte, o CADUF, com objetivo de contribuir para a quantificação e localização das pessoas com fissura labiopalatina no RN. As informações são fornecidas pela Atenção Primária à Saúde, pelos serviços que recebem estes pacientes, como o Núcleo de Atendimento Integral ao Fissurado (NAIF) do RN, que funciona no Centro Especializado em Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA), e o Hospital Infantil Varela Santiago, além de hospitais e maternidades da rede pública e privada do estado, que devem encaminhar à Sesap todos os dados relativos aos casos de recém-nascidos com fissura labiopalatina.
O RN oferece atendimento multidisciplinar aos pacientes através do NAIF, que funciona no Centro Especializado em Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA), em Natal/RN, responsável pelo acolhimento, tratamento e acompanhamento com toda equipe especializada. Atualmente 446 pacientes estão em tratamento no RN.
Os procedimentos cirúrgicos necessários aos pacientes de todo o RN com fissura labiopalatina são realizados no Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal/RN, que conta com dois cirurgiões plásticos especializados nesse tipo de procedimento. Além disso, de acordo com a Linha de Cuidado à pessoa com fissura labiopalatina, os pacientes residentes no município de Natal na faixa etária de 0 a 18 anos são atendidos no Hospital Infantil Varela Santiago.
Programação
28.05 – Domingo – Local: Natal – Caminhada: Concentração – A partir das 7 horas – Defronte ao IFRN – Av. Salgado Filho, em direção ao Parque das Dunas; Parque das Dunas – A partir das 08h30min. Palestras sobre a Fissura Lábio Palatal, Atividades artísticas e culturais – Mamulengo; Trabalho educativo com entrega de panfletos, cartazes e orientações para os visitantes.
29.05 – Currais Novos – Palestras: Manhã – Assistentes Sociais; Cruzeta – Tarde;
30.05 – Currais Novos – Palestras: Manhã – Professores; Ouro Branco – 13 horas; Jardim do Seridó – 16 horas.
31.05 – Pau dos Ferros – Palestra: 08 horas – Profissionais da Saúde (ACS); Com Antônio Carlos e Jéssica Leite; Currais Novos – Noite: Programa TV-SID.
