Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Saúde do RN alerta sobre uso do cigarro eletrônico no Dia Mundial sem Tabaco

Foto: Divulgação

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na década de 1980, o Dia Mundial sem Tabaco – celebrado em 31 de maio – pretende conscientizar e alertar a população sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Este ano com o tema “Precisamos de comida, não de tabaco”, a campanha chama a atenção para a sobrevivência humana e para os impactos negativos do tabaco para o meio ambiente.

No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Programa Estadual de Controle do Tabagismo e em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde que ofertam o tratamento, realizam ações de sensibilização para estimular o indivíduo fumante a parar de fumar.

Em 2023, a Sesap escolheu enfocar o combate ao uso do cigarro eletrônico e convida a todos os gestores e profissionais de saúde a promoverem atividades de educação em saúde, mobilização e sensibilização alertando a população, principalmente crianças, adolescentes e jovens, sobre o cigarro eletrônico e seus riscos à saúde, destacando os benefícios ao parar de fumar e os malefícios causados pelo tabagismo em qualquer uma de suas formas.

No Brasil, segundo dados do Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária, 443 pessoas morrem a cada dia por causas relacionadas ao tabagismo. Significa que 161.853 mortes anuais poderiam ser evitadas. Os custos dos danos produzidos pelo cigarro no Sistema Único de Saúde e na economia representam aproximadamente R$125.148 bilhões.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Quanto às mortes anuais atribuíveis ao tabagismo, 37.686 correspondem à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 33.179 à doenças cardíacas, 25.683 a outros cânceres, 24.443 ao câncer de pulmão, 18.620 ao tabagismo passivo e outras causas, 12.201 à pneumonia e 10.041 ao acidente vascular cerebral (AVC).

Tratamento

A Sesap, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, oferecem todo suporte às pessoas fumantes que desejam parar de fumar. O tratamento ao tabagista pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) não sendo necessário encaminhamento.

Atualmente existem unidades para tratamento em 58 municípios do Estado, distribuídos nas 8 Regiões de Saúde, incluindo Natal, Goianinha, Currais Novos, Mossoró, Pau dos Ferros, Macau e Caraúbas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O paciente inicia o tratamento, através da abordagem comportamental e/ou a terapia de reposição de nicotina, sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico e terapeuta ocupacional.

Notícias relacionadas

Saúde

Em resposta à crise de superlotação no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) anunciou, nesta...

Polícia

Um homem de 46 anos, identificado como Washington Barbosa da Silva, de 46 anos, conhecido como “Jesus”, foi preso na madrugada desta quinta-feira (7)...

Saúde

O fumo durante a gestação pode causar o baixo peso do bebê ao nascer, prematuridade, gravidez tubária, deslocamento prematuro da placenta e deficiências no...

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1 milhão e 325 mil maços de cigarros contrabandeados durante operações realizadas na madrugada de sábado (10) em...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO