O Rio Grande do Norte passa a contar com o “Dia de Conscientização da Síndrome de Tourette”, que será lembrado em 7 de junho. A data foi incluída no calendário oficial do Estado após sancionada pela governadora Fátima Bezerra. A decisão, foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (31).
A instituição da data na agenda oficial do Estado tem como objetivos esclarecer a comunidade sobre as causas da Síndrome de Tourette, informar os tratamentos adequados, esclarecer sobre a necessidade de apoio familiar e da comunidade aos pacientes, e promover campanhas educativas.
A Síndrome de Tourette é uma doença neurológica que leva a pessoa a realizar atos impulsivos, frequentes e repetidos, também conhecidos como tiques, e que, em alguns casos, pode causar constrangimento ao paciente. Os tiques da Síndrome de Tourette, normalmente, surgem na infância, por volta dos sete anos, variando entre dois a quinze anos. Começa com movimentos simples, como piscar os olhos ou movimentar as mãos e os braços, que depois se agravam, surgindo palavras repetidas, movimentos bruscos e sons, como, grunhir, gritar ou falar palavrões, por exemplo.
Algumas pessoas são capazes de suprimir os tiques durante situações sociais, mas outras apresentam dificuldade para controlá-los, especialmente se estiverem passando por um momento de estresse emocional, o que pode atrapalhar sua vida escolar e/ou profissional. Além disso, a Síndrome de Tourette também pode provocar sentimentos de ansiedade, irritabilidade e fobia social, levando o paciente ao isolamento que causa intenso sofrimento. O transtorno pode ter seus sintomas controlados por tratamentos, mas a causa ainda é desconhecida.
