O dia Nacional da Vacinação foi comemorado nesta sexta-feira (09), e o Brasil amarga baixos índices de cobertura, onde há quatro anos o país não consegue atingir a metas. Dados recentes mostram que, em alguns estados brasileiros, a aplicação de muitos imunizantes chegou a ter queda de 65% em 2020 enquanto, no mundo, a redução foi de cerca de 30%.
Hoje uma das grandes preocupações das autoridades de saúde está na baixa vacinação contra a poliomielite. O Brasil não tem relatos de infecções desde 1989. A retorno da doença em países vizinhos e a baixa cobertura vacinal , pode trazer de volta, uma doença erradicada há 30 anos e que deixa sequelas graves em crianças.
Pela manhã a ministra da saúde, a médica Nísia Trindade, publicou um vídeo sobre o Dia Nacional de Vacinação. Em uma rede social ela destacou a importância da imunização.
“A baixa cobertura nos expõe ao risco da volta de doenças que já haviam sido eliminadas. Inclusive, foi na campanha de eliminação da poliomielite que nasceu o Zé Gotinha, para mostrar que vacinas são a forma mais segura e eficaz de proteger nossa população e, em especial, nossas crianças. É hora de reconquistar essa história. Convido todas e todos para a nossa mobilização, o Movimento Nacional pela Vacinação” destacou.
No Rio Grande do Norte, a meta é vacinar 90% do público-alvo para influenza e bivalente da covid-19, enquanto a da febre amarela é de 95%. Os últimos dados divulgados pela SESAP mostraram que a cobertura contra influenza foi de apenas 25% de. A bivalente só 19% de cobertura. E à febre amarela a cobre chegou a 36% de cobertura. Em relação a poliomielite apenas 67% das crianças em um universo de 176.463, estão vacinadas.
Os dados são do sistema RN Mais Vacina e DATASUS e foram divulgados no dia 18 do mês passado.
Desta sexta-feira (09) até sábado (10) , a prefeitura vai abrir os três pontos extras de vacinação localizados no shopping Via direta, Midway Mal , Partage Norte Shopping funcionam sexta e sábado das 13 ás 20H. Todas as vacinas para complemento dos esquemas vacinais de crianças e adultos, estão disponíveis.
Por Diassis Oliveira