Muita gente já deve ter passado pela situação de chamar um aplicativo de transporte, como Uber e 99, e ser atendida por motoristas que não ligam o ar-condicionado do veículo. Virou hábito nas cidades brasileiras, inclusive nas que o calor é predominante em quase todas as épocas do ano;
A pandemia de covid-19 forçou o desligamento da refrigeração por determinação sanitária e muitos motoristas parceiros foram incorporando o hábito. Com a crise econômica – refletida na decadência do serviço de transporte por aplicativo no país, com carros velhos e a explosão do uso da motocicleta, como Uber e 99 Moto -, a categoria Uber e 99 Sem Ar-condicionado foi oficializada.
Não são todos os motoristas – é preciso ressaltar que muitos usam a refrigeração também pelo bem-estar e higiene pessoais -, mas está sendo cada vez mais comum o serviço ser prestado por motoristas que se negam a ligar o ar-condicionado quando estão com passageiros.
O argumento de sempre é: garantia de refrigeração só pedindo Uber Comfort ou 99 Comfort. Nas outras categorias não. O ar-condicionado só é ligado se o motorista-parceiro quiser.
Leia também: Golpe do pix: mulher perde R$ 1.500 em Mossoró
“Isso é um absurdo. Sabemos das dificuldades que os motoristas têm enfrentado, mas não existe em lugar algum que o serviço de Uber seria sem refrigeração. Ao contrário. Quem não lembra do conforto anunciado em 2015, quando a Uber chegava ao Brasil?”, reclama a professora Cláudia Maria Menezes, que usa os apps pelo menos três vezes por semana.
“E a prática de não ligar a refrigeração é tão inadequada para o serviço prestado que muitos motoristas usam o ar. Ou ligam quando pedimos. Isso nem deveria estar acontecendo. Uber X, por exemplo, sempre foi um serviço ofertado com ar-condicionado. Ainda mais num país violento como o nosso. Andar com os vidros dos veículos abertos representa risco de assalto e furto”, acrescenta.
As plataformas simplesmente deixam que passageiros e motoristas se entendam sozinhos, dando razão e permitindo o cancelamento da viagem pelos dois lados.
Mas, ao mesmo tempo, garantem que o ar-condicionado é item exigido para cadastro dos veículos na plataforma. “O ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma, em todas as modalidades. Entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens”, afirma, por nota, a Uber.
A 99 foi na mesma linha, afirmando que o ar-condicionado voltou a poder ser utilizado nas viagens, mas que o uso deve ser acertado entre motoristas e passageiros.
“A 99 informa que segue todas as determinações das autoridades brasileiras voltadas para o transporte individual privado por aplicativo. Portanto, desde a publicação da resolução que revogou a obrigação do uso das janelas abertas, o ar-condicionado pode ser utilizado nas corridas”.
SBT Nordeste (JC)
