A Polícia Federal realiza, nesta terça-feira (27), a décima fase da operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar os envolvidos na invasão ao prédio dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Os agentes cumprem um mandado de busca e apreensão na cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo.
Leia as últimas notícias no portal Ponta Negra News
Entre os fatos investigados estão os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, acusações de destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. Somadas, as penas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.
A invasão aos Prédios dos Três Poderes, liderada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aconteceu poucos dias após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No dia, os participantes quebraram vidraças e móveis, vandalizaram objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades e rasgaram documentos.
Ao todo, 1.39 pessoas foram presas em flagrante e denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Até o momento, a Corte votou para tornar réu quase todos os denunciados, que passarão a responder criminalmente pelos atos golpistas.
