Campeã de três torneios em sequência, promessa do tênis potiguar chama atenção do técnico de Serena Williams.
Victoria Barros, jovem potiguar, já deixou as terras natalenses para treinar na França, na academia de Patrick Mouratoglou, renomado treinador que já teve trabalhos com a multicampeã Serena Williams.
A primeira impressão de Patrick em Victoria foi a melhor possível. A brasileira venceu três títulos nos três torneios que disputou na Europa. A natalense foi campeã em sequência nos torneios disputados no Chipre, dois em Limassol e um em Larnaca. Apesar de ter apenas 13 anos, a jovem desbancou várias adversárias de até 18 anos e com rankings expressivos. Mesmo ainda sendo muito nova, ela já figura entre as 650 melhores na categoria juvenil.
Com muita maturidade, Victoria afirma que todas as suas conquistas foram frutos de muito trabalho.
– “Desde o começo quando eu cheguei aqui teve muita evolução, mas é o que minha mãe sempre me fala: ‘O que você faz no treino é o que você faz no jogo’ Então se você se prepara mal, não adianta. Se você treina todos os dias, forte, com muita disciplina, automaticamente você já está apta a fazer bons jogos e bons torneios. Sei que ranking é muito importante, mas idade ou ranking não é documento. Eu não tinha ranking, não tinha nada, e cheguei lá e fiz meu trabalho, que nem como outras podem fazer. É muito mais o seu trabalho do que nome.”
“Então se você se prepara mal, não adianta. Se você treina todos os dias, forte, com muita disciplina, automaticamente você já está apta a fazer bons jogos e bons torneios. Sei que ranking é muito importante, mas idade ou ranking não é documento. Eu não tinha ranking, não tinha nada, e cheguei lá e fiz meu trabalho, que nem como outras podem fazer. É muito mais o seu trabalho do que nome.”
A natalense tem Serena Williams, Bia Haddad e Federer como inspirações.
– “As minhas inspirações no tênis sempre foram o Roger Federer e a Serena Williams. Infelizmente agora já deu o tempo deles, nada é para sempre né?! Então agora sou muito fã da Bia, muito fã. A Sabalenka também gosto bastante. No masculino eu gosto bastante do Alcaraz e do Holger Rune.”
Sonho dentro da profissão
– “Quero me profissionalizar no tênis. Meu sonho é me tornar número um do mundo e ganhar o máximo de torneios possíveis. Os torneios que mais admiro são Roland Garros e Wimbledon. Eu admiro demais esse esporte, gosto demais do tênis. Estou fazendo para me profissionalizar, tudo que eu consiga por agora, com ajuda da minha mãe, dos profissionais que me ajudam. E com muito trabalho quero ser feliz com o tênis e viver do tênis.”