A Polícia Civil informou nesta segunda-feira (10) que localizou as duas fontes de Césio-137 que haviam desaparecido de uma mineradora em Nazareno, Minas Gerais, no mês passado.
Segundo a mineradora AMG, os equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo e serão encaminhados à empresa pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que investigava o caso junto com a polícia.
Em nota, a AMG Brasil informou que está conduzindo uma investigação interna independente sobre o furto e seus processos internos de controle. Ainda segundo a companhia, os medidores de densidade de polpa roubados e agora recuperados são comumente utilizados na indústria de mineração para medir a quantidade de minério que passa por uma tubulação durante o fluxo de produção de minério e possuem uma fonte selada de Césio-137, revestida de aço inoxidável e blindada internamente por duas outras camadas de chumbo e aço.
As fontes contidas nos equipamentos furtados são classificadas como “Categoria 5, Baixo Risco” pelas normas regulatórias; e, quando utilizadas nos medidores de densidade de polpa ou preservadas as suas características originais de proteção (blindagens e revestimento), não oferecem risco à saúde.
O que é Césio-137?
Césio-137 é uma substância química, capaz de trazer riscos à vida humana, se não tratada da forma adequada. O material tem alta emissão de radiação. Ele é usado para realização de exames tomográficos e tratamentos de câncer.
SBT News