O aplicativo de mensagens Discord lançou, na quarta-feira (12), a ferramenta Central da Família, que possibilita o monitoramento das atividades dos filhos aos pais. A iniciativa foi pensada após casos polêmicos envolvendo conteúdos extremistas e criminosos, como aliciamento de pornografia, praticados contra menores na plataforma.
“Nosso objetivo com a Central da Família é ajudar a promover um diálogo produtivo sobre hábitos mais seguros na internet, e criar maneiras benéficas para pais e adolescentes se conectarem com experiências online”, explicou o Discord.
O uso da ferramenta é opcional e possibilita um resumo semanal das atividades do filho no aplicativo aos pais. Isso inclui o número de usuários para quem o jovem enviou mensagens ou teve chamadas, o número de novos amigos adicionados e quais comunidades o jovem está participando. O conteúdo das conversas, por sua vez, permanece restrito.
Veja como configurar a Central da Família:
Você encontrará a Central da Família em Configurações de Usuário > Central da Família. Para começar, é preciso que tanto o usuário quanto o responsável completem a configuração por meio do aplicativo do Discord. Posteriormente, o usuário receberá um QR Code, que deverá ser enviado ao responsável para que as contas sejam conectadas.
Uma vez que o usuário aceitar a solicitação de conexão, a Central da Família será preenchida com detalhes sobre as atividades dele no Discord nos últimos sete dias. Há duas opções para fazer a consulta: por um painel disponível no próprio aplicativo que pode ser acessado a qualquer momento ou por um resumo semanal enviado por e-mail.
*Com informações do SBT News