Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Comércio varejista tem queda de 1% em maio

Foto: Fernando Frazão /Agência Brasil

O volume de vendas do comércio varejista apresentou queda de 1% em maio deste ano, na comparação com abril. Essa é o segundo recuo consecutivo do indicador, que já havia caído 0,1% em abril. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foi divulgada nesta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Também houve retração de 1% na comparação com maio do ano passado. Ao mesmo tempo, o setor acumula altas de 1,3% no ano e de 0,8% em 12 meses.

A queda de abril para maio foi puxada por quatro das oito atividades pesquisadas: tecidos, vestuário e calçados (-3,3%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,3%) e móveis e eletrodomésticos (-0,7%).

No entanto, quatro atividades tiveram crescimento: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%), combustíveis e lubrificantes (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,1%).

A receita nominal apresentou queda de 2,1% de abril para maio, mas teve altas de 0,3% na comparação com maio de 2022, 5,5% no acumulado do ano e de 9,6% no acumulado de 12 meses.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Varejo ampliado

O varejo ampliado, que também analisa os setores de materiais de construção e venda de veículos e peças, teve recujo de 1,1% de abril para maio. O setor de veículos, motos, partes e peças cresceu 2,1%, mas os materiais de construção recuaram 0,9%.

O segmento teve altas de 3% na comparação com maio, de 3,1% no acumulado do ano e de 0,2% no acumulado de 12 meses. Já a receita nominal caiu 0,6% na comparação com abril e cresceu 5,7% na comparação com maio de 2022, 8,3% no acumulado do ano e 9,4% no acumulado de 12 meses.

*Com informações da Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A economia do Rio Grande do Norte movimentou R$ 14,6 bilhões por meio do Pix em agosto, segundo levantamento da Fecomércio RN em parceria...

Economia

O Rio Grande do Norte deve movimentar R$ 377,9 milhões com as compras de presentes e passeios do Dia das Crianças, aquecendo os setores...

Economia

O Dia das Crianças irá aquecer o setor varejista em 2025. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que...

Cidades

Em razão do feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, celebrado nesta sexta-feira, 03/10, o horário de funcionamento dos shoppings, comércio de rua,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO