A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) envitou uma nota à imprensa, na tarde desta sexta-feira (28), confirmando que foi notificado um caso suspeito de contaminação pela bactéria Burkholderia mallei, que causa a doença conhecida como mormo.
O paciente está internado em uma unidade de saúde privada em Natal. O caso está em investigação, foram feitas coletas para exames e o homem segue em isolamento. “A Sesap, por meio da coordenação de Vigilância em Saúde, aguarda um relatório com novas informações e segue acompanhando o caso, com a rede ativada para acompanhar qualquer nova situação”, diz a nota
O mormo é uma zoonose infectocontagiosa que atinge equinos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida a outros animais e ao ser humano por meio de contatos com animais infectados. No ser humano, os sintomas gerais são febre, dores musculares, dor no peito, rigidez muscular e cefaleia.
Podem ainda ocorrer lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e diarreia. Não há vacina disponível contra a doença e ela pode levar a morte de 90% das pessoas contaminadas. A prevenção envolve a identificação e eutanásia do animal infectado.