O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liberou R$ 140,2 milhões para auxiliar a atuação das Forças Armadas em ações emergenciais em Terras Indígenas. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2), abre crédito extraordinário em favor do Ministério da Defesa, que deverá redirecionar o recurso aos militares.
A ação acontece em meio aos esforços do governo para combater crimes ambientais e retirar invasores de reservas indígenas. Uma das primeiras operações, que começou em fevereiro e se estende até hoje, foi na Terra Indígena Yanomami. No local, foram identificadas centenas de mortes por desnutrição e por contaminação da água devido aos garimpos ilegais.
Em julho, o governo anunciou o investimento de R$ 2 bilhões para criar 34 bases operativas da Polícia Federal nos estados que compõem a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. Além de crimes ambientais, as instalações ficarão responsáveis por desmantelar organizações criminosas responsáveis, por exemplo, por tráfico de drogas.
*Com informações do SBT News