Pacientes esperam por horas em filas, registradas desde a noite de quarta-feira (16), para receber remédios na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) do Alecrim, que está funcionando dentro da Central do Cidadão, localizada rua Coronel José Bernardo.

Foto: Maurício Teixeira
“Essa unidade foi aberta dentro de um processo de expansão e descentralização da Unicat, justamente para desafogar o prédio principal. A entrega de alguns dos mais de 200 medicamentos que a Unicat lida foi repassada para lá.”, informa a assessoria da Secretaria de Saúde do RN (Sesap).
A Sesap se manifestou através de Nota Oficial:
“A Secretaria de Estado da Saúde Pública e a direção da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) informam que o aumento no fluxo de atendimento na unidade da Central do Cidadão do Alecrim, nesta quarta-feira (16), ocorreu em virtude da chegada de medicamentos que estavam em falta — Quetiapina, Olanzapina e Clozapina —, cuja aquisição é de responsabilidade do Ministério da Saúde. Esses medicamentos estavam sendo aguardados há pelo menos 60 dias, e isso causou um aumento considerável da demanda, ultrapassando momentaneamente a capacidade de atendimento daquela unidade.
Diante do quadro, a direção da Unicat dobrou emergencialmente a quantidade de atendentes na unidade do bairro do Alecrim, na região oeste de Natal, além de abrir um guichê extra para melhorar e agilizar o fluxo. Informa, ainda, que a retirada do medicamento pode ser feita durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.
Somente em relação a esses três medicamentos restabelecidos ao estoque da Unicat esta semana, há mais de cinco mil pacientes cadastrados. Uma demanda que se soma àquela dos pacientes em busca de outros medicamentos disponíveis.”
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
