As emoções de um líder têm um impacto significativo na equipe, pois os líderes não apenas definem a direção e as metas, mas também estabelecem o tom emocional e cultural do ambiente de trabalho. A psicóloga Iglaci Araújo ressalta que a raiva, uma das emoções básicas, é contagiosa pois, uma pessoa com raiva gera raiva na pessoa com a qual está se relacionando.
“Já dizia o líder de uma organização: `Quando minha mente está cheia de raiva, as outras pessoas pegam isso como gripe.´ Por outro lado, um desagrado milimetricamente formulado de um líder para um membro da sua equipe, pode ser um incentivo eficaz, o outro pode se sentir desafiado e ir para a ação, afinal, quem nunca ouviu ou falou a frase: Só de raiva eu vou fazer isso”, exemplifica Iglaci Araújo.
A especialista aponta que um forte motivo para que os líderes sejam conscientes do que dizem e do como dizem para os seus liderados, é que pessoas se recordam de interações negativas com mais intensidade e detalhes do que das positivas.
Um líder com inteligência emocional ajuda sua equipe a contarem e recuperarem-se de seu sofrimento emocional. “Nesse sentido, a liderança se resume a uma série de trocas sociais em que o líder pode dirigir as emoções da outra pessoa para um estado melhor ou pior, ou seja, em trocas de alta qualidade, os membros da equipe sentem a atenção e empatia do líder, apoio e positividade. Já nas interações de baixa qualidade, ele se sente isolado e ameaçado”, destaca Iglaci Araújo.