O presidente Lula se reuniu, neste domingo (10), com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que presenteou Jair Bolsonaro com as joias de luxo que viraram motivo de investigação. O encontro do petista com o saudita ocorreu em Nova Delhi, Índia, logo após o encerramento da Cúpula do G20.
De acordo com a equipe de comunicação do Palácio do Planalto, o presidente brasileiro deu as boas-vindas à Arábia Saudita como novo país membro dos BRICS. O estado árabe se juntará ao bloco, assim como Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã.
O príncipe saudita, por sua vez, indicou ao presidente Lula que deseja ampliar os investimentos no Brasil, principalmente na área de petróleo e gás, assim como em fontes verdes.
Ainda na reunião bilateral, ficou acertado que uma delegação saudita visitará o Brasil em breve para conhecer os projetos anunciados por Lula no Novo PAC que estão abertos a investimentos estrangeiros. Os Ministérios das Relações Exteriores dos dois países devem articular essa agenda.
Lula afirmou que o investimento dos sauditas no Brasil é bem-vindo e pode ser importante no processo de transição para uma economia mais sustentável, com destaque para setores de alta tecnologia, como o desenvolvimento de motores híbridos e também em hidrogênio verde.
O presidente também falou sobre as relações comerciais entre os dois países, que vêm crescendo ano a ano. Em 2022, o volume comercializado chegou a US$ 8,2 bilhões.
Fonte: NE10