Saúde

Doenças cardiovasculares são a causa número 1 de mortes no Brasil

Foto: Freepik

Por dia, cerca de 1.100 pessoas perdem suas vidas, no Brasil, para devido a problemas relacionados ao coração. O risco de doenças cardiovasculares é aumentado significativamente em casos de diabetes, especialmente se não for controlada. Isso ocorre porque os níveis elevados de glicose no sangue podem danificar os vasos sanguíneos e os nervos, o que torna o sistema cardiovascular mais vulnerável.

Um estudo publicado no Cardiovascular Diabetology mostra que cerca de um terço dos pacientes com diabetes apresentam alguma doença cardiovascular. Além disso, os níveis anormais de lipídios no sangue, incluindo altos níveis de triglicerídeos e baixos níveis do colesterol bom (o HDL), também são fatores de risco para doenças cardíacas e podem estar presentes concomitantemente com diabetes e obesidade.

“As doenças cardiovasculares também podem agravar o diabetes, uma vez que prejudicam o suprimento de sangue para os órgãos e afetam a produção e regulação de insulina, assim como a obesidade também é fator de risco para o diabetes e doenças cardiovasculares”, destaca a endocrinologista Priscilla Matar, diretora médica da Novo Nordisk.

Leia também: Batata lavada lidera lista de alimentos favoráveis para compra nesta semana

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“O fato de essas condições (diabetes e doenças cardiovasculares) estarem intrinsicamente ligadas reforça a importância do acompanhamento profissional. Somente com um tratamento adequado e direcionado será possível minimizar ou reduzir o impacto dessas doenças na qualidade da vida dos pacientes”, acrescenta.

Dessa maneira, Priscilla ressalta que cuidados básicos podem ser extremamente eficazes no controle dos fatores de risco, como o monitoramento do peso, do controle glicêmico e da pressão, estilo de vida saudável e acompanhamento médico regular.

Cerca de 80% das mortes por doenças cardiovasculares, segundo a SBC, poderiam ser evitadas ou postergadas com mudança de estilo de vida, rotina de exames para identificação e controle precoce da doença, além da adesão ao tratamento para garantir melhor qualidade de vida.

SBT Nordeste

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Esportes

Rafaela Silva e Daniel Cargnin conquistaram bronze em Abu Dhabi neste sábado (29) ao garantirem excelentes participações no Grand Slam de judô, nos Emirados...

Cidades

O Rio Grande do Norte se prepara para receber um dos eventos mais importantes de educação científica e ambiental do país: a 1ª Feira...

Saúde

O câncer segue como uma das principais causas de mortalidade no país. Entre 2023 e 2025, o Brasil registrou cerca de 705 mil casos,...

Brasil

As mortes provocadas por acidentes de motocicleta no Brasil passaram de 3% no fim dos anos 1990 para quase 40% em 2023, segundo estudo divulgado...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile