Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Vulnerabilidade social torna emprego mais difícil para mulheres

Foto: stefamerpik/Freepik

Estudo conduzido pelo Instituto Carlos Chagas, por meio do Projeto Menina-Moça, Mulher, no Rio de Janeiro, destaca os desafios enfrentados por mulheres em situação de vulnerabilidade social quando tentam a inserção no mercado de trabalho.

Foram realizadas 40 entrevistas com mulheres assistidas pelo projeto, coordenadas pela equipe de pesquisa da área de assistência social e geração de renda e trabalho do projeto. Segundo os resultados preliminares do estudo, 82,5% das entrevistadas eram negras (pretas e pardas), e a pesquisa abrangeu o público LGBTQIA+.

Dentre as necessidades mais apontadas pelas entrevistadas, a busca por um emprego formal foi mencionada por 57,5% das respostas. Outro dado relevante foi que 45% das mulheres tinham ensino fundamental incompleto.

Todas as mulheres que têm ensino básico incompleto – 82,5% – relataram o desejo de voltar aos estudos e aprender uma nova profissão. O perfil da amostra indica que a maior parte das mulheres em situação de vulnerabilidade social tem filhos, mas carecem de uma rede de apoio familiar para cuidar das crianças enquanto buscam por trabalho. A situação social dessas mulheres muitas vezes não permite a matrícula em uma creche ou escola, inviabilizando a busca por um emprego.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Outra dificuldade apontada para a busca e conquista de um emprego ou ocupação pelas mulheres foi a aparência física. Por apresentarem características que muitas vezes são diferentes dos padrões adotados como convencionais pela sociedade, esse grupo populacional enfrenta uma grande barreira para achar uma vaga de trabalho.

A falta de políticas públicas eficazes para promover a igualdade de gênero e o empoderamento econômico torna a busca por estabilidade financeira uma jornada árdua para essas mulheres, perpetuando um ciclo de desigualdade.

 

Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

A Polícia Civil de Pernambuco investiga duas mulheres suspeitas de furtar joias, dinheiro e uma arma de um apartamento em um prédio de luxo no Recife. O...

Saúde

Começou nesta segunda-feira (20) e vai até 24 de outubro a Semana Especial do Outubro Rosa, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do...

Saúde

No Brasil, 26,3% das mulheres apresentam sintomas de depressão pós-parto, conforme estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A taxa é superior à estimada pela...

Emprego

A Feira de Empregabilidade 2025 acontece nos dias 23 e 24 de setembro, em formato online, com mais de 20 empresas oferecendo 8 mil...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO