A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) previu a abertura de 630 mil vagas temporárias, neste terceiro trimestre (entre julho e setembro). As contratações foram puxadas pelo setor da indústria (60%), seguido pelo de serviços (30%) e comércio (10%).
Para a Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, a expectativa para o último trimestre é de um crescimento ainda maior na oferta de vagas temporárias, em razão das vendas em datas tradicionais do varejo, como Dia das Crianças e Black Friday, e sobretudo pelo Natal, tradicionalmente a melhor ocasião para o comércio brasileiro.
“As contratações já se iniciam no mês de outubro, visando a alta demanda. Algumas vagas, inclusive, não precisam de experiência, já que o treinamento é realizado antes, o que aumenta as chances de o candidato encerrar 2023 empregado”, diz Debora Herdeiro, gerente de operações da Luandre.
RN DEVE ABRIR 7 MIL VAGAS ATÉ DEZEMBRO
O Instituto Fecomércio Rio Grande do Norte prevê que, entre os meses de outubro a dezembro, sejam geradas até 7 mil novas vagas de emprego no Rio Grande do Norte. Dividindo entre os setores representados pela Federação, o setor de Comércio prevê contratar até 3 mil pessoas e o setor de Serviços pode chegar a 4 mil novos trabalhadores.

Foto: Agência Brasil
“Cerca de 60% desses novos postos de trabalho são para o mercado formal, ou seja, com carteira assinada. Uma grande oportunidade para aqueles que estão buscando emprego, conquistem uma vaga e se firmem nas empresas. O restante estará dividido entre empreendedores por conta própria e contratos em regimes especiais, como intermitentes, por exemplo”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Esse estímulo reflete nas vendas do Comércio e Serviços potiguares. O Instituto Fecomércio RN ainda estimou um crescimento de até 9% no setor de Serviços do RN em 2023. Já as vendas do Comércio deverão ter um aumento tímido, fechando 2023 entre 1% e 1,3%.
