Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Eclipse Solar: entenda os cuidados para observar fenômeno no Parque da Cidade

Foto: Reprodução

O eclipse solar anelar, fenômeno astronômico raro e um dos mais aguardados do ano, acontece no próximo sábado (14). Em Natal, o evento natural poderá ser visto de forma completa e observado do Parque da Cidade, com uma vasta programação educativa e cultural gratuita. Porém, para quem deseja acompanhá-lo é importante tomar alguns cuidados com a visão, uma vez que o eclipse não deve ser observado a olho nu.

O alerta é do Planetário Barca dos Céus, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que com colaboradores, realiza programação especial para observação do fenômeno, no Parque da Cidade, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Em meio a um eclipse anelar, os raios solares representam uma ameaça potencial à nossa visão. Para garantir uma observação segura e acessível é essencial adotar métodos de proteção adequados. Recomenda-se, como método acessível e seguro, o uso de vidros de soldador com nível de proteção 14, encontrado em lojas de materiais de construção e de ferramentas.

Leia também: Você na Nossa Casa: Tv Ponta Negra convida telespectadores para conhecer emissora

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo a professora, Auta Stella, do Planetário Barca dos Céus, geralmente protegemos nossa visão dos riscos de olhar para o Sol quase que naturalmente, pois os raios solares visíveis ofuscam nossa vista e costumamos, diante do Sol, fechar os olhos, e ainda temos a pupila quase automaticamente reduzindo sua abertura. Mas os raios solares também incluem uma parte que é invisível para nós, e mais que isso, não temos sensibilidade alguma para eles.

“Usualmente, a proteção que buscamos para os raios visíveis nos protege também da entrada desses raios invisíveis em nossos olhos. Mas devido à redução da luz visível durante o eclipse, nossos olhos ficam menos protegidos e suscetíveis a danos, tanto pela radiação visível que ainda é emitida, como especialmente pelos raios não visíveis”, explica a professora.

Programação e normas do Parque

A programação acontece na Praça de Eventos do Parque, em frente ao prédio da administração, sendo gratuita e aberta ao público. Começa às 14h indo até às 18h30, abrangendo diversos momentos-chave do eclipse. As entradas de Cidade Nova e Candelária estarão abertas ao público.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Estão incluídas atividades pedagógicas explicando aspectos da dinâmica do sistema Sol-Terra-Lua e do que será observado no eclipse, bem como atividades culturais, como danças circulares dos povos, roda de capoeira, e apresentação musical.

Após a finalização do eclipse, será feito um breve reconhecimento do céu noturno e uma última apresentação cultural encerrará o encontro , às 18h30, horário que o público será orientado a deixar o local.

Não será permitido o consumo de alimentos nas áreas externas (Praça de Eventos e trilhas), apenas na área administrativa. As trilhas poderão ser acessadas até às 17h e será permitido o acesso aos banheiros do Parque. Após o evento a saída será exclusivamente pela portaria da Omar O’Grady, em Candelária.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Com o objetivo de investigar um núcleo de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte, a polícia deflagrou na manhã desta...

Saúde

A vacinação contra a dengue continua em Natal (RN) e a partir desta quarta-feira (28) e entra em nova fase. Segundo a Prefeitura, mais...

Cidades

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal iniciou as atividades para o ano em curso nesta segunda-feira (26),...

Entretenimento

A Semana do Cinema com ingressos promocionais no valor de R$ 12,00 continua nos cinemas de Natal (RN) até quarta-feira, 28 de fevereiro. Na...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO