O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na tarde deste sábado (14), com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. Ele pediu apoio para a saída dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Na conversa, Lula condenou os ataques terroristas do Hamas contra civis em Israel e defendeu que os civis que moram em Gaza “não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra”.
O presidente brasileiro reforçou ainda a importância de um corredor humanitário para a entrada de água, alimentos e suprimentos médicos. Lula também defendeu a libertação imediata de todos os reféns.
O petista e Mahmoud Abbas reafirmaram a importância da busca por uma solução política e pela paz para a região. O Chefe do Executivo também lembrou que o Brasil reconhece o Estado palestino e que o país está disposto a ajudar na busca da paz.
Conversa com presidente do Egito
Lula conversou, na sequência, com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi. Ele pediu apoio para a retirada dos brasileiros que estão tentando sair da Faixa de Gaza.
De acordo com o presidente, assim que os brasileiros conseguirem cruzar a fronteira, em Rafah, eles serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, até o Aeroporto de Arish, a 53km da fronteira com Gaza. Lá, o grupo embarcará imediatamente no avião presidencial, cedido pelo governo Lula para a operação de resgate.