A Maternidade Januário Cicco realiza nesta terça-feira (17) um mutirão de serviços de prevenção contra câncer de mama para atender 200 mulheres cadastradas anteriormente. Dentre os serviços ofertados estão consultas, exames de mamografia e ultrassonografia. O mutirão é destinado a mulheres, a partir dos 40 anos de idade, residentes dos municípios de Ceará Mirim, João Câmara, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Parnamirim, Macaíba, Nísia Floresta e Tibau do Sul.
Leia mais notícias sobre serviços no portal Ponta Negra News
O hospital acompanha diversas mulheres e realiza exames, como ultrassonografia mamária e mamografia, além de biópsias nos casos suspeitos. Quando a doença é diagnosticada, a paciente é encaminhada para tratamento em uma unidade de saúde de referência no atendimento.
Uma das pacientes atendidas na MEJC foi a auxiliar de enfermagem Maria da Conceição de Oliveira, de 52 anos. Ela era acompanhada na mastologia e foi diagnosticada com câncer de mama em 2019. No ano seguinte, fez uma cirurgia para retirada do tumor e sessões de radioterapia. Agora, segue em tratamento com medicação oral e acompanhamento médico a cada seis meses. “A fé me ajudou a passar pelos momentos mais difíceis. Estou bem e confiante. Em breve, espero estar curada”, revela Conceição.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo. No Brasil, são estimados cerca de 74 mil novos casos da doença em 2023. No nosso país, ele também é o tipo de câncer que mais mata a população feminina. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce foi criado o Outubro Rosa, onde durante todo o mês, o Brasil e diversos outros países compartilham informações para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
Este ano, o objetivo da campanha nacional é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde relacionadas à prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. Na Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN/Ebserh), o foco é na prevenção e no diagnóstico.S