Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Comércio varejista potiguar fecha mês de agosto com queda nas vendas

Foto: Agência Brasil

Depois de um mês em estabilidade, o Rio Grande do Norte voltou a ter queda na variação do volume de vendas em agosto (-0,6%), sendo essa a quarta do ano. Em 2023, somente os meses de janeiro, março e junho apresentaram variações positivas com 3,9%, 1,2% e 0,9% respectivamente, na série com ajuste sazonal. A receita de vendas no mesmo índice foi considerada estável ficando em 0,1% em agosto de 2023.

Esses dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. Frente a agosto de 2022, 14 das 27 unidades da federação tiveram resultados positivos nas vendas do comércio varejista acima da média nacional, com destaque para Tocantins (9,7%), Maranhã (8,5%) e Ceará (8,0%). O Rio Grande do Norte fechou o mesmo índice com uma variação de 0,6%, 0,5 p.p. abaixo do verificado em julho (1,1%). A receita nominal de vendas no mesmo índice ficou em 2,5% de variação, abaixo da média nacional que fechou em 3,2%.

Na variação acumulada do ano, o RN está entre os quatro estados com os menores índices no volume de vendas (-0,3%), ficando lado a lado com Piauí (-0,3%) e a frente de Rondônia (-1,5%) e Paraíba (-2,4%). A média nacional foi de 1,6%. Quanto à variação da receita de vendas acumulada ao longo do ano, o estado alcançou 1,9% de janeiro a agosto, 2,2 p.p. abaixo da média nacional (4,1%).

Leia também: Confira edital para cursos técnicos profissionalizantes do IFRN com 1076 vagas

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Já na variação acumulada nos últimos 12 meses, o Rio Grande do Norte atingiu 0,7% de variação no volume de vendas, 1 p.p. abaixo da média Brasil que foi 1,7%. Esse resultado levou ao acúmulo, em 12 meses, de 4,2% em receita de vendas para o estado. No Brasil e no Rio Grande do Norte, a tendência no acumulado dos últimos 12 meses tem sido de queda nas variações das receitas de vendas.

Já no comércio varejista ampliado, aquele que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas deste mês apresentou, na série com ajuste sazonal, uma queda de 0,7%. Além do RN, mais 23 Unidades da Federação pesquisadas tiveram taxas negativas. Ainda assim, o setor potiguar registrou uma variação positiva de 1,5% se comparado ao mês de agosto de 2022. Nos últimos 12 meses, o crescimento do comércio varejista ampliado do RN foi de 2,0%. Em receita nominal de vendas, o estado acumulou, em 12 meses, uma variação de 5,4%.

Já a variação acumulada entre janeiro e agosto de 2023 foi de resultados positivos em 23 das 27 unidades da federação, com destaque para Maranhão (13,6%), Tocantins (12,6%) e Espírito Santo (10,9%). O menor índice foi do Mato Grosso do Sul com –7,5% e o Rio Grande do Norte fechou agosto com 1,7% no mesmo índice. No ano, o RN já atingiu 4,0% de variação no índice de receita nominal de vendas para o comércio de varejo ampliado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Representantes da Prefeitura do Natal vão se reunir com a equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) na tarde desta...

Polícia

Uma dupla foi presa com arma de fogo e um celular roubado na orla da praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal,...

Cidades

A Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – FEBTUR escolheu a capital potiguar para sediar o 1º Encontro Nacional da entidade. O...

Saúde

O setor de serviço social do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel procura por familiares de um paciente que está internado na unidade, sem identificação. De...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO