Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Inadimplência chega a 5,82 milhões de micro e pequenas empresas em agosto

Foto: Ilustrativa

As micro e pequenas empresas (MPEs) concentraram a maioria dos empreendimentos com dívidas em aberto no mês de agosto: ao todo, 5,82 milhões de empresas desses portes mantinham alguma conta não quitada no período. O levantamento é o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 5%.

Quando elencadas empresas de todos os tamanhos, a inadimplência atinge a 6,59 milhões de companhias, recorde da série histórica do indicador, que teve início em 2016. Veja a seguir os dados completos:

O cenário registra o terceiro mês seguido de aumento da inadimplência. “Empresas de menor porte são mais vulneráveis à inadimplência porque, geralmente, possuem menos fluxo de caixa e reservas financeiras limitadas para enfrentar situações de emergência”, classifica o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Setores

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O setor de “Serviço” respondeu por 53,2% das empresas devedoras; “Comércio” veio em seguida com 38.6%. A “Indústria” concentrou 7,7% e demais setores tiveram 0,5% do total. 39,9 milhões de dívidas foram negativadas e o valor financeiro chegou a R$ 95,8 milhões. Em média, cada companhia inadimplente possuía 6,9 contas atrasadas.

As Unidades Federativas (UFs) que lideraram o ranking com mais Micro e Pequenas Empresas inadimplentes foram São Paulo (1.884.189), Minas Gerais (539.780) e Rio de Janeiro (518.337). Abaixo, veja a lista completa:

Em todo o país e entre empresas de todos os portes, foram 46,7 milhões de dívidas atrasadas somando valor total de R$ 119,3 milhões, sendo a média de 7,1 boletos por CNPJ.

Leia também: Número de casos da ‘doença do gato’ aumenta no RN. Confira sintomas

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

As empresas se endividaram mais junto ao setor “Outros”, que concentrou 28,2% dos compromissos em aberto. Este setor reúne em sua maioria Indústrias, além de empresas do Terceiro Setor e do Agronegócio. “Serviços” aglutinou 27,7% das contas. E “Bancos e Cartões” ficou em terceiro com 19,8% das dívidas.

SBT News

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

A Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte (SEFAZ-RN) divulgou no Diário Oficial do Estado uma lista com 1.002 empresas que terão...

Cidades

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN) vai realizar no dia 16 de agosto, na cidade de Natal, a quarta...

Emprego

A Brisanet, operadora líder de mercado no Rio Grande do Norte na categoria fibra óptica, vai realizar mais uma seletiva presencial em Natal, desta...

Emprego

Para atender às demandas de expansão da tecnologia 5G, a Brisanet está com 23 vagas de trabalho abertas para a função de promotor de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO