Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Turismo

Forbes elege Brasil como melhor destino do mundo para o ecoturismo

Foto: Vitor Jubini/MTur

O Brasil conquistou recentemente mais um relevante reconhecimento internacional: o de melhor país do mundo para o ecoturismo. A informação consta do Índice de Ecoturismo da revista norte-americana Forbes, uma das mais conceituadas publicações de economia e negócios do planeta, que elaborou um ranking classificando as 50 melhores nações dedicadas à prática.

A lista da Forbes Advisor confere uma nota de 94,9 ao Brasil, muito à frente de países como México (86) e Austrália (84), respectivamente o segundo e o terceiro colocados na seleção. O Brasil é apontado como líder em biodiversidade entre todos os destinos avaliados, com mais de 43 mil espécies de animais e plantas, além de abrigar o Complexo de Conservação da Amazônia Central, voltado à proteção de exemplares ameaçados de extinção.

Leia mais notícias no Portal Ponta Negra News

O índice da revista considera fatores como o número de espécies animais e vegetais encontradas em um país, a quantidade de espécies por 10 km², a porcentagem de terras protegidas e o número de Sítios do Patrimônio Natural da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O ranking se baseia, ainda, no desempenho ambiental, determinado por quesitos como qualidade do ar e emissão de CO2 (em toneladas per capita).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O desenvolvimento sustentável do turismo constitui uma das premissas do governo federal, que adota várias iniciativas na área. Uma delas é a participação inédita do Ministério do Turismo na construção interministerial do Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia (PPCDAm), liderado pela Casa Civil da Presidência da República e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Conforme o plano, cabe ao MTur incentivar e fomentar o ecoturismo e o turismo regenerativo como estratégias de desenvolvimento econômico e regional, com a devida conservação ambiental e o uso sustentável de recursos naturais. A Pasta também passou a contar, desde o início de 2023, com uma Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, voltada à organização de ações de fortalecimento do turismo sustentável no país.

Por meio da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), o MTur, em parceria com o MMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), busca estimular o ecoturismo, gerar oportunidades de emprego e renda e promover os percursos como instrumentos de conservação. Atualmente, há 7 trilhas reconhecidas (1.914 km) e outras 10 (2.585 km) seguem em processo de reconhecimento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Esportes

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) realizou na noite desta segunda-feira (8) a cerimônia do Prêmio Brasileirão 2025. E o meio-campista uruguaio Giorgian de...

Saúde

Um estudo internacional revelar que o Brasil é o segundo país do mundo onde a população passa mais tempo diante de telas. Além disso,...

Economia

A nova pesquisa do IBGE mostra que idosos trabalhando no Brasil se tornaram um fenômeno cada vez mais presente no mercado de trabalho. O...

Direitos Humanos

Mulheres de várias cidades brasileiras vão às ruas neste domingo (7) para denunciar o avanço do feminicídio no Brasil e exigir medidas efetivas de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO