Marquinhos Santos foi apresentado na manhã desta segunda-feira (30) e falou sobre a expectativa para o início da temporada.Disse que já existem jogadores sendo conversados e falou sobre as competições.
E aqui está, na minha opinião,o grande desafio do treinador, transitar entre competições de níveis tão diferentes, em nível de exigência técnica.
Começa pelo Estadual, vem Copa do Nordeste onde o “sarrafo sobe”, segue com a Copa do Brasil, onde precisa avançar o máximo possível, e depois a Série D, com a obrigação de buscar o acesso. E querendo ou não, a D é complicada, complicadíssima sob todos os aspectos, especialmente pela sequência de jogos eliminatórios.
Analista de Mercado
Ao invés de contratar um Executivo de futebol, o América optou por trazer um Analista de Mercado, Mariel Mees, que será um dos responsáveis pela montagem do elenco. Mariel que estava no São Bernardo, já trabalhou com Marquinhos Santos.
Formado em Educação Física, Mariel já possui uma boa experiência dentro da rotina de times de futebol. Durante seis anos, trabalhou no Barra Futebol Clube, time da elite do Catarinense. Depois foi para a Ferroviária, Juventude, Cuiabá e São Bernardo.
Função do Analista de Mercado
A função do profissional tem como principal atribuição auxiliar a direção de futebol e também a comissão técnica no mapeamento e análise de possíveis reforços para o clube. É o responsável pelo mapeamento de atletas possíveis e potenciais de aquisição para a equipe, monitoramento de jogos e competições em mercados alvos, bem como servir de suporte para diagnóstico das necessidades do elenco. Visa auxiliar o corpo diretivo do clube, bem como a comissão técnica, com informações relevantes de desempenho de atletas no mercado.
Outro ponto fundamental do trabalho do Auxiliar de Mercado é o controle dos contratos dos jogadores do futebol brasileiro. A partir disso, é possível encaminhar negociações com diversos jogadores em final de vínculo, ou seja, sem custos com transferência.