Campanha criada para chamar a atenção para a saúde masculina, em especial o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata, o Novembro Azul também deve ser visto como uma mobilização para reforçar a importância de cuidados aos outros tipos de câncer. Entre eles, os que afetam os órgãos reprodutivos masculinos, como o câncer de pênis, testículo e bexiga.
É fundamental que os homens estejam atentos a tipos de câncer que podem afetar seus órgãos reprodutivos. Além do câncer de próstata, o de pênis, o de testículo e o da bexiga também exigem atenção e prevenção. A prática de higiene adequada e a realização de autoexames regulares são importantes para detectar possíveis anomalias precocemente.
Qualquer alteração, como inchaços, protuberâncias ou dor persistente, deve ser avaliada por um profissional de saúde. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.
SBT Nordeste