Enquanto vários países restringem ou ainda estão pouco preocupados com leis relacionadas a Inteligências Artificiais (IA), os Emirados Árabes possuem um ministério focado no assunto. O ministro sheik Omar Sultan Al Olama participou do 2º dia do Global Media Congress 2023 nesta 4ª (15), evento que reúne jornalistas e especialistas em mídia do mundo todo.
Em sua fala sobre Inteligências Artificiais, o sheik Omar Sultan Al Olama fez questão de pontuar como redes sociais fazem uso da tecnologia para manter os usuários conectados em suas plataformas. Para mostrar a força que essa tecnologia possui, o ministro a comparou com a chegada da eletricidade em nossas vidas. “Pense nos últimos 150 anos. Há 150 anos, se você perguntasse a qualquer jornalista daquela época se a eletricidade impactaria o jornalismo, a resposta seria um absolutamente não. Eletricidade revolucionou completamente“, argumentou.
O ministro ainda ponderou que IAs são facilitadores, principalmente para jornalistas, e que quem não souber utilizar poderá ficar de fora do mercado de trabalho muito em breve.”Se você for ao dicionário, nenhum irá te mostrar a diferença entre acabado e completo. Mas eu vou explicar: se você é da mídia e sabe o poder da Inteligência Artificial para o seu trabalho, você será completo. Se não souber, você estará acabado”, alertou.
*Com informações do SBT News