A Justiça concedeu liberdade provisória para o motorista e a monitora da van escolar em que um menino de 2 anos foi encontrado morto após ser esquecido por mais de 7 horas. Os dois foram presos em flagrante por homicídio e passaram por audiência de custódia nesta quarta-feira (15).
Leia mais: Criança de dois anos morre após ser esquecida em van escolar
Os indiciados devem cumprir medidas cautelares para manter o benefício, como o comparecimento mensal em Juízo para informar e justificar suas atividades, bem como eventual atualização de endereço; proibição de ausentar-se da Comarca de residência por mais de oito dias sem prévia comunicação ao Juízo; recolhimento domiciliar no período noturno (das 22 horas às 6 horas) e nos dias de folga. Os dois também estão proibidos de manter qualquer tipo de contato com as testemunhas do processos e com familiares da vítima, e não podem voltar a exercer o transporte escolar de crianças e adolescentes. Eles têm 24 horas para entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Apollo Gabriel, de 2 anos, faleceu sete horas depois de ter sido esquecido em uma van escolar nesta terça-feira (14), na Vila Maria, zona norte de São Paulo. A criança deveria ter sido entregue ao Centro de Educação Infantil (CEI) Caminhar é Preciso, no bairro Parque Novo Mundo, de manhã, mas foi esquecida pelo motorista dentro do veículo em um estacionamento. À tarde, o menino deu entrada no Hospital Municipal Vereador José Storopolli, sem vida. A suspeita é que ele tenha morrido por conta do calor e a falta de circulação de ar no veículo fechado, o que só deve ser confirmado pelo laudo do IML. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, os termômetros registraram temperatura média de 37,3°C.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lamentou o ocorrido e informou que a Diretoria Regional de Educação (DRE) acompanha o caso e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) foi acionado para atender a família. Ainda segundo a prefeitura, o condutor do Transporte Escolar Gratuito (TEG) já foi descredenciado e um processo administrativo foi aberto para apurar os fatos.
O velório de Apollo Gabriel acontece nesta quinta-feira (16), das 8h às 11h, no Cemitério da Vila Formosa, na zona leste da capital paulista. O enterro será na sequência.
*Com informações do SBT News
